O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu, na quarta-feira (08), a atuação do Ministério da Integração Nacional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no estado de Sergipe. Valadares citou o trabalho executado pelos órgãos na região e o impacto das obras para a melhoria de vida dos sergipanos. A Codevasf atua em vinte e sete municípios sergipanos.
“Manifesto o meu contentamento com as obras que estão sendo realizadas e projetadas no estado de Sergipe. São obras fundamentais para o desenvolvimento regional e eu, como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, não poderia deixar de destacar a atuação marcante do governo da presidenta Dilma no semiárido sergipano”, ressaltou. O senador lembrou que as obras de infraestrutura importantes estão sendo executadas e irão repercutir no desenvolvimento econômico do estado.
“Com o lançamento do programa Mais Irrigação, o governo federal disponibilizou recursos importantes para o desenvolvimento do sistema de irrigação para todo o Brasil. Uma fatia desses recursos, no valor de R$ 102 milhões, foi reservada a Codevasf, coordenada por Elmo Vaz, visando à recuperação dos perímetros irrigados do nosso estado”, afirmou. Valadares lembrou que os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba-Pindoba e Betume serão beneficiados com as obras da Codevasf, que em Sergipe é comandada pelo engenheiro agrônomo, Paulo Viana.
As obras contemplam a construção de novos canais de irrigação para os pequenos produtores rurais drenarem a cultura do arroz. “Em proporção, Sergipe foi o estado que mais cresceu em produção de arroz em todo o País. E isso aconteceu devido às ações de recuperação de canais, de compra de equipamentos, como retroescavaderias, com emendas apresentadas por mim e pelo deputado Valadares Filho (PSB-SE). E, também, com a recuperação de 23 bombas para a sucção e drenagem dos canais de irrigação”, disse.
Vários municípios serão beneficiados com as obras que incluem reabilitação das estações de bombeamento, inclusive com a aquisição de novas bombas; recuperação das calhas de irrigação; aquisição de máquinas e equipamentos; recuperação dos diques de proteção; construções de 30 km de novas estradas vicinais; recuperação de pontes; implantação de novas unidades de secagem de arroz; recuperação de pontes em todo o perímetro; e a modernização do sistema de irrigação (Betume).
“A Codevasf conseguiu construir no semiárido sergipano, vinculado a ação do Governo Federal, 2,7 mil cisternas para a coleta da água durante as chuvas. Além da perfuração de poços, da conclusão do Projeto Jacaré Curituba com 700 famílias assentadas. Essas são algumas das providências que foram tomadas na administração do atual presidente nacional da Codevasf, Elmo Vaz, uma figura respeitada pelo comando sério na sua gestão”, enumerou.