Maceió é a primeira capital a ter cartão de vacinação contra a Covid-19 em braile. A iniciativa pioneira no País foi lançada pelo prefeito JHC na última semana e recebeu destaque em uma rede nacional de TV como iniciativa pioneira que pode ser adotada por todos os municípios brasileiros.
Durante solenidade na Associação de Cegos de Alagoas, localizada no bairro Antares, o prefeito JHC (PSB) reafirmou o compromisso de sua gestão com a inclusão e disse que o objetivo é ampliar para outros grupos. JHC ressaltou que o cartão de vacinação em braile inaugura se traduz como um divisor de águas, de empatia e respeito ao próximo.
“Esse é um exemplo de inclusão, de cidadania, e essas pessoas com deficiência visual vão ter agora um cartão em braile para que possam ter total acessibilidade nos nossos pontos de vacinação”, disse JHC.
O prefeito informou ainda que na próxima semana estará sendo lançada na plataforma de agendamento on-line a possibilidade para as pessoas com deficiência auditiva também terem o acompanhamento do tradutor de libras. “Esse é um exemplo de cidadania e um direito que essas pessoas têm, que todos deveriam fazer, mas poucos fazem”, afirmou.
Inicialmente, serão distribuídos dois mil cartões de vacinação e toda a comunidade de cegos da capital será atendida. A Prefeitura de Maceió já disponibiliza tradutores de libras para atuarem na vacinação e, a partir da próxima semana, haverá também a opção de solicitar um tradutor de libras para o agendamento da vacinação.
O cartão de vacinação está sendo distribuído em todos os pontos de imunização espalhados por Maceió. Os deficientes visuais podem pegá-lo logo após a receberem a dose, sem burocracia. Os que já foram imunizados com a primeira aplicação, e receberam o cartão convencional, também podem trocar pelo novo.