Prefeito foi entrevistado nesta segunda no MGTV da TV Globo e reafirmou também o compromisso de expandir meio passe
O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, foi entrevistado nesta segunda-feira (17/9) no telejornal MGTV 1ª edição, da TV Globo. Ele falou sobre algumas de suas propostas para mais quatro anos à frente da administração da cidade
Questionado pelos jornalistas Artur Almeida e Isabela Scalabrini sobre se pretende aumentar impostos em uma possível nova gestão, Marcio foi enfático ao explicar que vai implantar medidas que garantam mais arrecadação para investimentos na capital mineira, sem onerar mais o contribuinte.
“Temos estudos que mostram que é possível aumentar a arrecadação sem aumento de impostos. O incentivo para que as pessoas peçam a nota fiscal para ter abatimento no IPTU, o BH Nota 10 pode ser ampliado. É possível também atrair mais empresas para aumentar a base de ISS.”
“Nós teremos um grande instrumento nos próximos anos, as chamadas operações urbanas, que nós estamos estudando na Antônio Carlos e na avenida dos Andradas, parecido com o que ocorre no Rio de Janeiro, que é a venda de certificados de construção. Será um reforço importante no caixa da prefeitura em um possível segundo mandato.”
Meio passe e habitação
Marcio Lacerda também garantiu a ampliação do benefício do meio passe estudantil no transporte público municipal. O benefício será estendido para os universitários que estejam inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) e aos alunos do ensino fundamental do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O orçamento para o meio passe neste ano é de cerca de R$ 4,5 milhões. Esperamos, pelo menos, aumentar em 50% esse valor no próximo ano”, disse o prefeito.
Questionado sobre as propostas para a habitação, Marcio destacou a entrega de 7,5 mil moradias até o fim de 2012 e a previsão de outras 25 mil até 2016. O prefeito também ressaltou a importância de regularizar a situação de famílias que não possuem a posse de seus imóveis.
Na gestão Marcio Lacerda, a regularização de lotes e habitações já beneficiou 14.795 famílias, que conquistaram o documento de posse de seu imóvel. Outras 5.876 serão beneficiadas até dezembro, totalizando 20.671 famílias.
“Já entregamos cerca de 14 mil títulos de propriedade e outros 5 mil estão em processo de regularização e podem ser entregues até o final do ano. O título de posse é muito importante no aspecto social porque, sem esse documento, as famílias não são oficialmente donas do imóvel, não podem ter acesso a financiamentos, por exemplo”, ressaltou Marcio na entrevista.
O prefeito ainda falou sobre os investimentos na educação pública, principalmente na educação infantil. Segundo Marcio, além das Unidades Municipais de Educação Infantil construídas e em funcionamento, outras 50 estão em obras ou com contratos assinados e 24 em fase de projeto.