Em debate na Fundação João Pinheiro, prefeito apresenta as melhores propostas
A gestão participativa é uma das marcas da gestão do prefeito Marcio Lacerda, candidato à reeleição pela coligação "BH Segue em Frente". Orçamento Participativo e Planejamento Participativo Regionalizado são destaques entre as ações já realizadas pela prefeitura, que vão avançar ainda mais até 2016. Essa foi a garantia dada por Marcio durante debate realizado nesta sexta-feira (28/9) na Fundação João Pinheiro. O objetivo é ampliar cada vez mais a interlocução e as parcerias com todos os setores da sociedade para avançar ainda mais nas melhorias que a capital experimentou nos últimos anos.
Para Marcio é fundamental pensar a destinação de cada centavo da arrecadação municipal vislumbrando o médio e longo prazos, com transparência. Para isso, a participação da população é vital, nas sugestões, decisões e na fiscalização do bom uso dos recursos.
“É preciso trabalhar com parcerias, sem nenhum preconceito. Parcerias com o governo estadual, federal e empresas privadas. Mas, sobretudo, é preciso trabalhar com a população, por meio de todos os mecanismos de gestão – conselhos deliberativos, consultivos, planejamentos participativos regionalizados, como nós fizemos no ano passado. Vamos trabalhar com as ONGs, com as entidades de classe, líderes religiosos, sindicatos, deputados, vereadores”, disse o prefeito.
No Programa de Governo estão incluídas a ampliação e melhoria do Orçamento Participativo. A prefeitura vai realizar reuniões com as Comissões de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforças) e as lideranças comunitárias, compor as propostas do OP Digital em conjunto com a comunidade e aprimorar o acompanhamento das obras do OP.
Marcio também vai criar o OP da Criança e do Adolescente, para incentivar a participação de crianças e adolescentes e desenvolver a cidadania dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Marcio também pretende utilizar o Centro de Referência da Juventude para o desenvolvimento de projetos que possibilitem maior participação democrática e criar fóruns de discussão com temas de interesse dos jovens.
Durante o debate, que teve a participação de outros cinco candidatos, Marcio destacou outras ações de sua administração e propostas para um próximo mandato.
Mobilidade urbana
O prefeito apontou a conclusão das obras do BRT, no final do ano que vem, e a expansão do metrô como obras fundamentais para minimizar os efeitos negativos do aumento da frota de carros na cidade e a falta de investimentos em obras viárias nas gestões anteriores.
Educação
Na educação, o prefeito destacou a expansão das Escolas Integradas, de 15 mil para 65 mil vagas, com o objetivo de chegar a 120 mil nos próximos quatro anos. Ressaltou também a proposta de universalizar o atendimento para crianças de 4 e 5 anos, ampliando o número de vagas e os convênios com as creches.
Segurança
A secretaria de segurança será reestruturada. Com o nome de Secretaria de Prevenção Social da Violência e Segurança, ela vai coordenar os programas de prevenção social e contextual da violência. Marcio vai implantar também a Central de Operações da Cidade, a ser inaugurada no ano que vem. Com 120 posições de monitoramento ela terá, entre outras funções, o compartilhamento com as imagens do Olho Vivo da Polícia Militar e da BHTrans. Também está prevista a modernização e ampliação da infraestrutura de iluminação e videomonitoramento, implantando no mínimo mais 600 câmeras de monitoramento.