Respondendo a perguntas de todos os concorrentes, prefeito apresenta as melhores propostas para Belo Horizonte avançar nos próximos quatro anos
O prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição pela coligação “BH Segue em Frente”, Marcio Lacerda, participou nesta segunda-feira (01) do debate realizado pela TV Record, mostrando, mais uma vez, ser o candidato mais preparado para estar à frente da prefeitura nos próximos quatro anos. Durante o debate, Marcio apresentou propostas em diversas áreas, como segurança, trabalho e emprego, mobilidade urbana e saúde. “Estamos trabalhando para realizarmos o nosso sonho de fazer de Belo Horizonte uma das melhores cidades do mundo”, resumiu o prefeito.
Na área de segurança, por exemplo, o prefeito destacou a implantação da Central de Operações da Cidade, que já está em fase de construção na sede da BHTrans, no bairro Buritis. A central vai contar com 120 posições de acompanhamento das imagens geradas pelas câmeras do Olho Vivo, partilhadas com a Polícia Militar. A BHTrans estará integrada ao equipamento, que irá monitorar também outras informações geradas na operação da cidade como o processo de operação do Samu, o sistema de limpeza urbana e o monitoramento de Defesa Civil.
A transformação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial em Secretaria Municipal de Prevenção Social da Violência foi outra ação ressaltada por Marcio, que garantiu a criação de uma estrutura adequada para coordenar ações de prevenção à violência. Marcio também garantiu que nos próximos quatro anos de gestão, caso seja reeleito, serão instaladas mais 600 câmeras de videomonitoramento, 180 já no primeiro semestre do próximo ano.
O trabalho integrado em diversas áreas será um instrumento para garantir ainda mais segurança aos belo-horizontinos, segundo o prefeito. “Nossa proposta é de uma integração em todas as políticas sociais, de esporte, lazer, emprego, saúde, e toda a estrutura de assistência social da Prefeitura de Belo Horizonte. Nós temos também, já neste ano, uma política sobre drogas efetiva, com todos os investimentos já garantidos, que atingem cerca de R$ 14 milhões para criar novos ambulatórios, novos consultórios de rua e outras ações”, disse.
Trabalho e Emprego
Ações na área de trabalho e emprego foram apresentadas pelo prefeito durante o debate, justificando o bom desempenho de Belo Horizonte no setor. “Criamos a Secretaria de Desenvolvimento, a Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, abrimos 150 mil vagas de cursos profissionalizantes, que duram de duas semanas a 360 horas. Estamos trabalhando firme no nosso projeto de longo prazo para que Belo Horizonte seja uma cidade sustentável, de muita qualidade de vida, baseada em empregos de alta qualidade”, ressaltou Marcio.
O prefeito ainda lembrou que Belo Horizonte tem a região metropolitana com o menor índice de desemprego entre todas as regiões metropolitanas do país. Marcio atribuiu este bom índice à capacidade de geração de empregos do estado e a atuação de capital mineira como um grande centro de serviços especializados.
Legado da Copa
Obras de mobilidade, ampliação da rede hoteleira, atração de investimentos e vocação para o turismo de negócios. Esses foram alguns aspectos que vão constituir o legado da Copa do Mundo de 2014 para Belo Horizonte destacados por Marcio. “Todas as obras serão um legado para a população de Belo Horizonte, como as obras na área da mobilidade urbana. São obras feitas para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.
Marcio ainda destacou as parcerias firmadas para a criação de incentivos urbanísticos, que garantiram a construção de 30 novos hotéis na capital, já em fase de execução. O destaque que Belo Horizonte vai ganhar em âmbito internacional também foi ressaltado pelo prefeito. “A Copa do Mundo colocará Belo Horizonte no cenário internacional. O nosso trabalho tornará a capital conhecida como um destino receptivo. Isso é sinal de investimento, que vai atrair novos negócios para a nossa cidade”, disse.
Saúde
Marcio destacou inúmeros avanços alcançados na área da Saúde desde 2009 e apresentou propostas que compõem o Programa de Governo 2013-2016, que vão garantir que a Saúde avance ainda mais, caso seja reeleito. “Criamos 800 novos leitos do SUS, reabrimos três hospitais, realizamos 150 mil cirurgias eletivas e estamos construindo o Hospital Metropolitano do Barreiro, que vai estar em pleno funcionamento já no final do próximo ano”, garantiu o prefeito. Marcio destacou ainda que, durante seu mandato, a prefeitura investe 20% da receita corrente líquida na área da Saúde, 5% do que prevê a Constituição.
O prefeito destacou ainda que, durante sua gestão, a prefeitura ampliou o número de equipes que realizam o atendimento domiciliar, implantou 43 Academias da Cidade, passando de oito para 51 unidades, construiu novas sedes para nove centros de saúde e ampliou e modernizou outras 25 unidades. Para os próximos quatro anos, Marcio garantiu que vai entregar para a população sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), afirmando que três das unidades já estão com contratos assinados. “Todas as unidades já estarão em obras no primeiro semestre do próximo ano”, reafirmou o prefeito.
A avaliação na área da Saúde é positiva não só para o prefeito, mas também pelos usuários dos serviços oferecidos pelo sistema municipal, que avançou, inclusive, na oferta de atendimento odontológico. “Na área de odontologia, por exemplo, no início de 2009, apenas 52% das cadeiras disponíveis para a população tinham profissionais. Hoje, temos 94% dos consultórios com equipes. A satisfação pode ser medida com a população que hoje diz, em pesquisas, que está encontrando atendimento à saúde bucal. Acho que nessa área realmente nós conseguimos um avanço significativo”, concluiu o prefeito.