O Prefeito eleito do PSB, Mauro Mendes, afirmou em entrevista coletiva após a vitória nas urnas que suas primeiras medidas como chefe do Executivo de Cuiabá serão direcionadas para melhorias na área da Saúde. “Vamos trabalhar para recuperar a qualidade da Saúde na capital. Podem ter certeza de que, no momento oportuno, iremos divulgar as ações que vamos desenvolver logo no início de nosso governo”, adiantou.
Ele também avisou que não vai lotear o seu governo e até 20 de dezembro anuncia o secretariado.
No momento em já tinham sido apuradas 90% das urnas na capital matogrossense e não podendo mais ser superado pelo oponente, o socialista dirigiu-se com a esposa, os dois filhos e o senador Pedro Taques (PDT) para o Centro de Eventos do Pantanal, onde se realizava a apuração. Quando adentrou o local, foi ovacionado por centenas de militantes e cabos eleitorais que o aguardavam.
Mendes conseguiu 54,65% dos votos válidos, contra 45,35% do petista Lúdio Cabral. Em números absolutos, o percentual obtido pelo candidato do PSB representou 169.688 votos, 28.890 a mais que o seu adversário.
Empresário, proprietário da Bimetal, uma das maiores empresas do setor metalúrgico no país, Mauro Mendes estava muito tranquilo em sua primeira coletiva como Prefeito eleito, quando revelou que administrar Cuiabá será um marco em sua vida. “Estou muito feliz para trabalhar por Cuiabá. Será o maior desafio da minha vida. Sempre disse que em quatro anos não dá para resolver todos os problemas de Cuiabá. Fizemos muitos compromissos, todos eles analisados com muita responsabilidade. Conheço as dificuldades, não é fácil, mas é possível. Vamos trabalhar para transformar esses compromissos feitos em realidade”, afirmou.
Diálogo
Mendes ainda assegurou que pretende restabelecer o diálogo com o governador Silval Barbosa (PMDB), que nesta eleição apoiou o candidato do PT e foi alvo de críticas por parte da coligação do Prefeito eleito, sobretudo devido à questão da falta de repasses para a área da Saúde da Capital. “Nunca fiz nenhuma crítica pessoal a ele [Silval], e sim aos problemas que, de fato, existem. As questões eleitorais ficam na eleição. Terminadas, devemos nos sentar e conversar sobre Cuiabá, para resolver os problemas da cidade. Não tenho nada contra o governador”.
Questionado a que atribuía o resultado expressivo conquistado nas urnas, já que diversos levantamentos apontavam empate técnico e uma disputa bastante acirrada, Mendes destacou a “sabedoria do povo cuiabano”, e aproveitou para dar uma alfinetada na coligação adversária e nos institutos de pesquisa. “A minha vitória absoluta eu atribuo ao povo cuiabano. O povo é soberano, decide com a sua sabedoria, sua percepção da realidade. Não é história de ‘alinhamento’ que irá decidir eleição”, pontuou.
Ainda quanto às pesquisas eleitorais que apontavam o empate técnico entre os dois candidatos, Mauro disse que os resultados devem ser questionados pelos responsáveis dos respectivos institutos. Ele também garantiu que todas as críticas feitas contra o adversário Ludio Cabral foram políticas e não pessoais e que ainda ontem iria iniciar o processo de transição com o atual prefeito, Chico Galindo (PTB), que declarou ter votado em Mauro Mendes.
Até às 19h, o candidato derrotado não havia ligado para o eleito para reconhecer a sua vitória. Mauro relatou que em 2010 quando perdeu para o governador Silval Barbosa (PMDB) fez uma ligação para cumprimentar o chefe do Executivo estadual.
A apuração dos votos em Cuiabá foi uma das mais rápidas da história. Duas horas depois de seu início, às 17 horas, a população cuiabana já conhecia o mais novo prefeito.