O candidato do PSB à Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes, foi entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (23) no MTTV 2ª Edição pelo apresentador Elias Neto.
O candidato do PSD, Carlos Brito, foi o primeiro entrevistado, na noite de segunda-feira (20). E na terça-feira (21) foi a vez de Lúdio Cabral, do PT. O candidato Guilherme Maluf (PSDB) foi entrevistado na quinta-feira (23). O Procurador Mauro (PSOL), na sexta (24).
A ordem da série de entrevistas foi definida em sorteio. Veja acima a íntegra, em vídeo, da entrevista com Mauro Mendes. Abaixo, leia a transcrição das perguntas e respostas.
Elias Neto – Em apenas uma palavra, como o senhor define a sua equipe para administrar Cuiabá?
Mauro Mendes – Trabalho e seriedade.
Elias Neto – Foram duas palavras.
Mauro Mendes – Será muito trabalho e muita seriedade para administrar Cuiabá.
Elias Neto – Se o senhor for eleito e daqui a dois anos o partido o convocar para disputar a eleição para o governo de Mato Grosso, o senhor vai?
Mauro Mendes – Esta possibilidade não existe. Eu fiz uma escolha. Escolhi ser candidato a prefeito de Cuiabá. Por amor a essa cidade, por gratidão a Cuiabá. Por todas as oportunidades que tive aqui, aqui construí minha vida, construí minha história profissional, a minha família. E quero retribuir a Cuiabá todas as oportunidades que ela me deu. Eu sei que um bom prefeito poderá fazer muito pela cidade, administrando corretamente, aplicando corretamente o dinheiro público. Por isso eu me candidatei.
Elias Neto – O senhor pretende construir um novo Pronto-socorro. Quanto vai custar essa obra e quanto tempo vai demorar para ficar pronta?
Mauro Mendes – O novo Pronto-socorro que estamos planejando é porque o atual tem 30 anos, já passou por dezenas de reformas. Foi concebido quando Cuiabá tinha metade da população. Ele vai custar algo em torno de R$ 35 milhões. Nós vamos buscar esse recurso junto ao governo federal, ao governo do estado, porque a saúde de Cuiabá atende aos cuiabanos, mais centenas e centenas de pessoas de todo o estado de Mato Grosso e usar recursos próprios, da própria prefeitura, que existem recursos que poderão ser alocados nessa importante obra para o bem e para a saúde pública da nossa cidade.
Elias Neto – Quanto tempo deve levar para ficar pronta?
Mauro Mendes – Dois anos. Nós vamos, no primeiro ano, fazer o projeto, alocar os recursos e mais um ano para construção. No final do segundo ano do nosso mandato eu garanto que nós teremos um novo Pronto-socorro na cidade de Cuiabá.
Elias Neto – O senhor propõe implantar a escola em tempo integral. Há escolas para isso e também professores para atender a essa demanda?
Mauro Mendes – O governo federal tem um programa Mais Educação, Mais Escola, para implantar a escola de tempo integral. É um desafio grande. Algumas escolas têm condição de fazer isso. Nós vamos ter que ampliar o número de salas de aula, ampliar espaços para esse chamado segundo turno escolar. E é possível fazer isso. Além de ser possível, é necessário porque colocar o aluno na escola, você vai, em tempo maior, vai contribuir para melhorar a qualidade da educação e tirar essas crianças que poderiam estar perambulando pela rua e sendo muitas vezes cooptadas pelo mundo da marginalidade.
Elias Neto – Significa que o senhor vai abrir concurso para a área de educação?
Mauro Mendes – Na área da educação nós vamos valorizar os profissionais. Hoje Cuiabá tem um grande número de pessoas que são contratadas em regime precário, são contratadas sem concurso público. Nós vamos abrir mais concursos públicos para efetivar essas pessoas e garantir a eles qualificação, treinamento para que a qualidade do ensino, o que importa, realmente possa melhorar na nossa cidade.
Elias Neto – Concretamente, candidato, como vai funcionar o transporte público com biocombustível e energia elétrica?
Mauro Mendes – Nós precisamos fazer uma cidade que seja ambientalmente sustentável. Vamos ter a Copa do Mundo de 2014, nós poderemos fazer com que essa frota de ônibus hoje existente seja dotada de novas tecnologias para melhorar a qualidade do transporte e, se possível, até barateá-lo. Hoje Mato Grosso é um grande produtor de soja e, consequentemente, poderá ser um grande produtor de biodiesel e colocar na nossa capital os ônibus movidos a biodiesel será uma forma de mostrar ao Brasil e ao mundo a grande potencialidade que nós temos no agronegócio na produção de soja.
Elias Neto – E o senhor acredita que teremos energia suficiente para esse abastecimento?
Mauro Mendes – Nós, Mato Grosso, é um estado que tem grande potencial de geração de energia hidrelétrica, temos dezenas de potenciais que ainda não foram explorados e hoje nós já passamos aquela fase onde faltava energia em Mato Grosso e em Cuiabá. Hoje sobra energia. Nós temos condição de dar esse passo mais à frente para melhorar a qualidade e integrar isso ao VLT.
Elias Neto – No seu plano, o senhor prevê a criação de indicadores de qualidade para o atendimento no serviço público. Como vai funcionar na prática isso?
Mauro Mendes – Na prática vamos fazer aquilo que a experiência, a minha experiência como administrador, que eu construí ao longo de mais de 20 anos, que você tem que trazer os funcionários, trazer o servidor público para os objetivos que você estabelece. Foi assim que na nossa empresa, na nossa experiência privada, estabelecemos metas, objetivos, e muitos funcionários ganharam o décimo quarto, décimo quinto, chegando até ao décimo oitavo salário. Quando você faz o jogo claro de objetivos e metas, as pessoas gostam disso. O servidor público, tenho certeza, que será parceiro. Ele será valorizado, ele vai receber qualificação e será cobrado para que possa prestar um serviço de qualidade ao cidadão cuiabano.
Elias Neto – Candidato, o senhor tem alguns segundos para suas considerações finais.
Mauro Mendes – Eu gostaria de agradecer esta oportunidade. Dizer ao povo de Cuiabá que mais uma vez me apresento na qualidade de candidato a prefeito desta cidade, por amor a Cuiabá, por amor e principalmente pela gratidão que eu sinto por Cuiabá e por todas as oportunidades que ela me deu. Peço a oportunidade de ser o prefeito. Vou trabalhar muito nos próximos quatro anos com muita seriedade, como sempre fiz, para fazer de Cuiabá uma Cuiabá muito melhor. Peço o voto para nós, 40, Mauro Mendes, e para todos os vereadores da nossa coligação.