
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou, nesta quinta-feira (6), um decreto para que a Polícia Federal investigue organizações nazistas e neonazistas atuantes no Brasil. Segundo Dino, há indícios de atuação interestadual dos crimes e que a PF vai investigar crimes como racismo e apologia ao nazismo.
“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, publicou em uma rede social.
Além da apuração desses grupos, o ministro também anunciou na quarta-feira o apoio financeiro de R$150 milhões às ‘rondas escolares’ das polícias estaduais e guardas municipais.
A decisão se deu após o ataque à creche em Blumenau (SC), nesta quarta (5), que resultou na morte de quatro crianças.
No período da tarde, o ministro se reuniu com equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Diretório de Operações (DIOP) e com presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Ele recebeu o documento “Paz nas Escolas” que dialoga sobre resoluções para os frequentes ataques que estão ocorrendo em escolas no Brasil nos últimos anos.
Um relatório apresentado durante os trabalhos de transição do governo federal em dezembro indicou que 35 estudantes e professores foram mortos em ataques no Brasil desde o início dos anos 2000.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Estadão e G1