O líder do PSB na Câmara, deputado federal Alessandro Molon (RJ), apresentou requerimento de convocação do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, para que ele preste esclarecimentos ao Congresso sobre as ações do governo Bolsonaro, em especial as relacionadas ao combate ao covid-19.
Recentemente, o governo decretou sigilo de pareceres técnicos emitidos por todos os ministérios para orientar a Presidência da República na sanção ou veto de projetos aprovados no Congresso. A medida foi duramente criticada pela Transparência Internacional como uma “perversão de valores republicanos elementares”.
Também foi adiado o horário de divulgação diária dos números de mortos e contaminados pelo coronavírus no Brasil, manobra orquestrada pelo próprio presidente para, em suas palavras, evitar as manchetes dos jornais televisivos noturnos.
“O governo acha que, em escondendo os dados que revelam os absurdos da gestão federal, conseguirá se eximir de suas responsabilidades”, critica Molon.
Como responsável pelas ações para dar transparência à gestão do presidente Bolsonaro, conforme determinado pela Lei nº 13.844/2019, o ministro Wagner Rosário deve responder sobre a política do governo de encobrimento de dados, afirma o deputado.
“Transparência de dados numa pandemia é fundamental para permitir respostas rápidas e eficientes. Mas Bolsonaro montou um governo fechado em si mesmo, que não trabalha pelo povo. O ministro terá que se explicar e dizer ao Parlamento como mudará isso”, disse.
Com informações da assessoria de imprensa