Tomás Borge Martínez, comandante da revolução sandinista e fundador da governante FLSN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), faleceu nesta segunda-feira aos 81 anos de idade em Manágua devido a uma infecção pulmonar.
A Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), chefiada pelo vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, enviou nota de pesar ao secretário geral del FMLN ( Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional), Medardo González.
“A Coordenação Socialista Latinoamericana se dirige ao senhor e por seu intermédio às companheiras e companheiros do Conselho Nacional do FMLN a fim de expressar nosso pesar pela morte do companheiro Tomás Borge, lutador anti somocista, cujo exemplo nos nutrirá para enfrentar os poderes onímodos do continente”, Secretariado CSL.
Atual embaixador da Nicarágua no Peru, Borge morreu no Hospital Militar Alejandro Dávila Bolaños, onde estava internado desde o começo de abril.
Borge foi operado por conta de uma infecção pulmonar no último dia 6 e desde então permanecia hospitalizado, em estado crítico, segundo relatórios do Exército da Nicarágua