A secretária geral do movimento Negritude Socialista Brasileiro Nacional (NSB), Valneide Nascimento dos Santos, participou nesta quarta-feira (08.05), em Cuiabá, de Audiência Pública na Câmara dos Vereadores para discutir com setores do Movimento Negro e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso, a aplicabilidade das Leis 10.639 e 11.645. As referidas leis determinam a inclusão no currículo oficial da rede de ensino pública e privada da Capital, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Valneide se disse contente com o comprometimento da direção estadual do PSB em Mato Grosso sob o comando do deputado federal Vatenir Pereira e do secretário geral da sigla, Milton Simplício. Segundo ela, desta vez a passagem pelo estado foi muito rápida, mas que a intenção é voltar em breve para comemorar os 10 anos da NSB no Brasil. “Queremos comemorar com esse estado que é membro fundador da NSB Nacional. Se hoje NSB nacional existe é graças ao estado de Mato Grosso que contribuiu com companheiros valorosos como o próprio deputado Valtenir, o Edvande França e a professora Vilma, que é companheira histórica da NSB”, completou.
Os representantes do movimento também foram recebidos pelo prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que é do PSB. “O Mauro se mostrou muito comprometido com as políticas públicas e se colocou à disposição do movimento negro local, já acenando todo o seu interesse em contribuir com a política dos movimentos sociais em Cuiabá”, disse Valneide.
No encontro com o prefeito Mauro Mendes, o militante Rinaldo Ribeiro de Almeida, juntamente com o professor Celso Luiz de Almeida dos Santos que também está militando dentro NSB municipal, destacou que as três demandas levadas ao prefeito foram prontamente atendidas, quais sejam a aplicabilidade das Leis 10.639 e 11.645, a retomada do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que funcionou por um período e hoje se encontra desativado, e também a realização da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial já no mês de junho. “Foi uma audiência receptiva, não só pelo prefeito, mas também pelo secretário, e nós não esperávamos coisa diferente. Esse é um governo que nós elegemos, que fomos para a rua determinados, agora nós exigimos o cumprimento dessa política”, disse Rinaldo.
O secretário de planejamento estratégico da NSB, Edvande França, destacou que já nesta sexta-feira (10.05) o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha, deve sentar com o movimento para negociar a reativação do Conselho.
Organização e fortalecimento dos seguimentos
“Nós sabemos que o PSB aqui no Estado está se organizando, está andando por todos os municípios de Mato Grosso e está organizando os movimentos sociais, em especial o movimento negro, juventude e movimento de mulheres. Espero que além desses três movimentos, o partido também comece a organizar o movimento sindical, popular e o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), porque para ter um partido forte é necessário que tenhamos todos esses seguimentos organizados”, disse Valneide.
Segundo ela, essa organização é essencial para a consolidação da candidatura do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Valneide destaca também que o movimento negro está encabeçando a candidatura de Campos. “Estamos encampando essa candidatura do Eduardo Campos, porque nós acreditamos na transformação, e com a transformação nós acreditamos na eleição do Eduardo Campos, acreditando no Eduardo Campos nós acreditamos no PSB e acreditando no PSB acreditamos num Brasil forte”.
Valneide agradeceu o deputado Valtenir Pereira, representado pelo secretário geral, Milton Simplício, ressaltando que o parlamentar sempre contribuiu com o movimento, discutindo as questões de políticas sociais, política de promoção da igualdade racial e de mulheres. Além disso, Valtenir apoiou o movimento para manter uma representação da NSB em Brasília e ainda encaminhou ofício indicando o Edvande para ocupar um cargo no governo federal, na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Sepir), para representar o estado de Mato Grosso. “Isso demonstra que temos um presidente estadual do partido comprometido, um socialista, que tá querendo organizar”.
A secretária geral do movimento Negritude Socialista Brasileiro Nacional (NSB), Valneide Nascimento dos Santos representou aqui em Cuiabá a secretária nacional do NSB, deputada Cristina Almeida, do Macapá. As audiências públicas estão sendo realizadas em virtude da semana do dia 13 de maio que é tida para os movimentos sociais negros, como a “semana de denúncia contra o preconceito e discriminação racial”.