Os conflitos entre grileiros e retireiros, bem como a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) em Luciara (MT) foram o tema da audiência pública presidida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), na quarta-feira (06), na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH).
De um lado estão os retireiros, criadores de gado que usam as áreas de várzea do rio Araguaia para o pastoreio durante as secas, levando os animais para terras mais altas durante a cheia e que contam com a criação da RDS para a manutenção desse meio de vida. Esse território tem sido cada vez mais ocupado por fazendeiros grileiros, que chegam a cobrar altos valores em aluguel para os retireiros e seus animais. Contra a criação da reserva estão o prefeito da cidade, fazendeiros e habitantes insuflados por informações falsas.
Os conflitos estão se intensificando e retireiros têm sido sistematicamente ameaçados e alguns já tiveram suas casas incendiadas. Momento marcante da audiência foi o depoimento de Josisiney Evangelista Silva, presente à mesa de debates: “Nasci em Luciara. Meu avô foi retireiro, meu pai é retireiro e eu sou retireiro. E quero continuar essa vida. Eu nunca fiz outra coisa, assim como meus antepassados. Queimaram a minha casa, queimaram a minha vida”, desabafou Evangelista.
A audiência contou com a presença do geógrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, professor da USP e pesquisador da região; do presidente do Instituto Chico Mendes (ICMbio) Roberto Vizentin; do presidente da Associação dos Retireiros Mato Verde do Araguaia, Rubem Taverny Sales; do retireiro Jossiney Evangelista da Silva; do assessor da Ouvidoria Agrária Nacional, Marcelo Oliveira Nicolau; e do representante do ICMbio da região de Luciara, Fernando Francisco Xavier.
A Comissão de Direitos Humanos deliberou que irá oficiar a Polícia Federal e Governo do Mato Grosso para que seja levantado o envolvimento de cartórios em irregularidades na titulação de terras da região. Também está previsto um debate com representantes do Incra sobre o tema, além de uma diligência da CDH à cidade.
“Essa audiência foi sobretudo uma aula de história e geografia. Os retireiros são Povos Tradicionais, vivem da natureza e sabem preservá-la como poucos. Eles precisam ter seus direitos garantidos e a Comissão de Direitos Humanos está nessa luta, pelo fim dos desmandos dos grileiros e grandes proprietários de terra e em favor na realização da RDS”, concluiu o senador Capiberibe.
Leia também a matéria da agência senado: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/11/06/cdh-tenta-evitar-conflito-por-causa-da-criacao-de-reserva-no-mato-grosso