
As audiências públicas, que contam com a participação do governador e de sua equipe, receberão representantes dos 223 municípios do Estado. Foto: Secom/ Governo do Estado da Paraíba
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), lançou o ciclo de audiências do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2018. Pelo programa, os paraibanos ajudam o governo a decidir quais obras devem receber investimento público no Estado.
Divididas em seis blocos, as audiências públicas, que contam com a participação do governador e de sua equipe, ocorrem em 17 cidades até abril. As plenárias receberão representantes dos 223 municípios paraibanos.
Este é o oitavo ano das plenárias que, nas edições anteriores, envolveram a participação de mais de 242 mil pessoas das 14 regiões geoadministrativas do Estado, com anúncio de mais de R$ 6 bilhões em investimentos.
Em cada audiência, a população elege até três obras, ações e/ou serviços para a sua região e ainda tem espaço para fazer reclamações e sugestões.
As audiências buscam reunir as populações das regiões para dialogar sobre as prioridades de investimentos do governo do Estado, afirma Coutinho.
“É a forma democrática de discutir os gastos públicos diretamente com a população e de prestar contas daquilo que foi e vem sendo investido nas regiões”, explica.
Na opinião do governador, a democracia participativa é fundamental para qualquer projeto de mudança que traga melhoria na vida da população. “A cada ano, as plenárias atraem mais gente e isso acontece porque o povo entende a importância desse instrumento de democracia participativa”, observa o socialista.
Neste ano, o ODE inova com um aplicativo que permite, pela internet, a participação de interessados, que podem votar nas opções listadas como prioritárias para a sua região.
Segundo Coutinho, as ordens de investimento estão de acordo com as demandas de cada cidade. “Assim, estamos construindo uma mentalidade coletiva que incentiva a participação do cidadão. O programa é essencial para que o Estado seja ainda mais transparente e democrático”, finaliza o socialista.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado da Paraíba