Nesta quinta-feira (4), às 18h, a quarta edição do Janelas pela Democracia reúne políticos e artistas em um evento virtual para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A transmissão será feita pelo site www.janelaspelademocracia.com.br e pelos perfis oficiais dos partidos nas redes sociais.
O evento, que terá 60 minutos de duração, tem por objetivo dar voz à indignação dos brasileiros com os crimes e o apagão administrativo do atual governo, além de pressionar o Congresso a, com base na Constituição Federal, discutir o impeachment de Bolsonaro.
Nesta edição, participam os deputados socialistas Lídice da Mata, Alessandro Molon e Camilo Capiberibe; Marina Silva (Rede); professor Israel Batista (PV); Carlos Lupi e Ciro Gomes (PDT); Roberto Freire, Cristovam Buarque, Arnaldo Jordy e Raquel Dias (Cidadania); além do poeta Antônio Marinho.
A inépcia do governo federal diante da pandemia representa um risco concreto para a vida dos brasileiros. São quase 230 mil mortes de compatriotas, o que faz da situação do país uma das mais graves da pandemia em todo o mundo, se levadas em conta a composição demográfica e etária brasileira.
Negacionista e obstáculo às medidas indicadas para combater a pandemia, Bolsonaro em momento algum reconheceu a gravidade da crise de saúde, com múltiplos desdobramentos sociais e econômicos, e tampouco mobilizou seu governo para atenuar seus efeitos com um robusto programa nacional de vacinação.
Até o momento, 63 pedidos de impedimento foram encaminhados à Câmara Federal, entre eles, o de iniciativa do PSB, mas se encontram paralisados. Por isso, o Janelas pela Democracia atua para aumentar a pressão social até que o Congresso decida apreciar esses pedidos.
Nos pedidos, Bolsonaro é acusado de incitar conflitos entre os três poderes, de cometer crimes contra a soberania nacional e a existência da União, e de atentar contra a saúde pública.
O Janelas pela Democracia tem por objetivo intensificar a propagação do impeachment de Bolsonaro e aumentar a pressão dos brasileiros pelo respeito à Constituição.
Qualquer pessoa que tenha uma página no Facebook, um blog ou um perfil no Youtube pode passar a integrar essa enorme rede. Para isto, basta enviar um e-mail para [email protected].
A primeira edição do Janelas pela Democracia, em 19 de maio último, foi promovida pelo PSB, PDT, PV e Rede Sustentabilidade. Na segunda, em 18 de junho, o Cidadania se juntou ao grupo. Na terceira edição, PC do B e PT se somam à iniciativa. E agora, a quarta edição é organizada por PSB, PDT, PV e Rede Sustentabilidade e Cidadania.