
Foto: Nicole Lemos
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou do 15º Congresso Estadual do PSB no Amapá, realizado na tarde deste sábado (19), na sede do diretório do partido no bairro Laguinho, em Macapá.
Após uma grande festa com samba e marabaixo, uma dança de origem africana típica de comunidades afrodescendentes do Amapá, o socialista abonou a ficha de filiação da professora e pesquisadora Piedade Videira ao PSB e lançou a pré-candidatura dela ao governo do Estado para as eleições deste ano.
“Quando optamos pelo PSB, como você fez hoje, Piedade, nós estamos fazendo ao mesmo tempo uma opção partidária e de vida porque empunhamos uma bandeira que não é apenas brasileira, mas sim universal, de que é preciso acreditar num mundo melhor, sem preconceitos, de que todas as pessoas precisam ser encaradas apenas como seres humanos, não importa a cor, o sexo, a condição social”, disse.
Siqueira destacou sua alegria em ver o entusiasmo da militância socialista no Estado para a campanha eleitoral e para a construção da Autorreforma do PSB, com um projeto nacional de desenvolvimento para o país e a modernização das estruturas partidárias, do seu programa e manifesto.
Segundo ele, a “vibração positiva” da militância e dos seus dirigentes amapaenses são “exemplo daquilo que eu sonho que seja o PSB no Brasil inteiro” e que a presença de todos mostra o compromisso com a mudança do país, do Amapá e do próprio partido.
“É com alegria e satisfação que vejo essa militância gritando, marchando para uma vitória com a nossa querida e próxima governadora do Amapá, Piedade Videira. No Brasil, nós estamos modernizando, construindo, reformando, atualizando as estruturas partidárias, o manifesto e o programa do PSB que serão aprovados em abril próximo, no Congresso Nacional, quando quero ver muitos companheiros do Amapá presentes contribuindo com essa mudança fundamental do nosso partido, que haverá de orientar os socialistas pelas próximas décadas”, afirmou.
O presidente ainda salientou que a Autorreforma não é uma transformação superficial. “Trata-se de uma mudança escrita pelas mãos de milhares de companheiros de todas as idades, de jovens e velhos, de homens de bem que estão espalhados pelo país inteiro, comprometidos a construir um partido que será a maior força de transformação social, política e econômica do Brasil. E, para isso, é importante que todos se sintam donos do nosso partido, porque ele também é de cada um de vocês”.
A professora e pós-doutora Piedade Videira destacou que seu ingresso ao PSB e sua pré-candidatura ao governo do Amapá representam um marco em sua vida e na sua entrada no cenário político-partidário. Ela criticou os problemas do país e do Amapá, como a desigualdade social, o desemprego, a falta de acesso aos direitos básicos, como educação pública, saneamento, e o acesso universal à saúde, como sendo causadores das mazelas na vida das pessoas.
Piedade afirmou que irá lutar em seu governo por cada cidadão e cidadã amapaense “de nascimento ou de coração” para contribuir com o desenvolvimento Estado. “Quero dizer que juntas e juntos, com muito trabalho, poderemos realizar esse sonho e por acreditar nisso é que estou me filiando ao PSB. Esse é o primeiro passo do projeto que iremos conquistar para mudar verdadeiramente o Amapá, pois a história do PSB mostra isso e eu não teria outro partido senão este para construir e realizar o sonho de um governo pra todas e todos”, afirmou.
Câmara dos Deputados e Senado
No evento, foram confirmadas ainda pré-candidaturas socialistas: ao Senado do ex-governador do Amapá João Capiberibe; e à Câmara dos Deputados com Camilo Capiberibe (reeleição) e a deputada estadual Cristina Almeida. Além disso, foram feitas diversas filiações e anunciadas outras pré-candidaturas do PSB ao pleito de 2022.
João Capiberibe, que foi reeleito para a presidência do PSB no Amapá, ressaltou que a filiação da professora Piedade Videira lhe deu entusiasmo e fez o PSB no Amapá “ressurgir das cinzas, como uma Fênix” após pouco mais de dois anos de pandemia.
“Hoje é um dia histórico e emocionante, pois estamos ressurgindo para a vida política após ficarmos dois anos e tanto trancafiados. Piedade construiu caminhos paralelos ao que nós construímos aqui. Nós construímos na trincheira política, no confronto e na proposição. Ela construiu sua trincheira na busca do conhecimento, superou todas as dificuldades da infância pobre e tem pós-doutorado em Educação. Hoje, nós nos encontramos e juntos vamos longe, vamos ganhar essa eleição e vamos fazer a campanha mais bela e criativa de toda história”, vibrou.

Foto: Nicole Lemos
Candidato à reeleição, o deputado federal Camilo Capiberibe afirmou que eleger uma bancada forte na Câmara será a prioridade do PSB. “Essa é uma eleição que vamos se dar as mãos, não vamos disputar um contra o outro, nós vamos disputar um ajudando o outro para que possamos eleger não apenas um deputado federal, mas dois, três, porque nosso objetivo não é só disputar uma eleição e ganhar, mas poder mudar o país e, para isso, o PSB no Brasil inteiro precisa ter uma estratégia clara e uma campanha eficiente para avançarmos em tudo que precisamos”.
A atual deputada estadual Cristina Almeida afirmou que será candidata à Câmara Federal porque acredita que é preciso mudar a realidade do país e do Amapá. “Nós temos como ajudar mais o nosso Estado e não podemos aceitar tamanha pobreza, desemprego e a falta de respeito que tem acontecido com todos nós cidadãos e cidadãs que moramos aqui”.
Ainda estiveram presentes no evento as secretárias nacionais de Mulheres, da Negritude e de Inclusão do PSB, Dora Pires, Valneide Nascimento e Luciana Trindade, respectivamente, o secretário nacional do Sindicalismo do partido, Joilson Cardoso, a vereadora Janete Capiberibe, lideranças do PSB e de outros partidos no Estado, filiados e militantes que lotaram a sede do PSB no Amapá.
Assista abaixo a íntegra do evento:
Confira a galeria de fotos no Flickr do PSB Nacional: