Geraldo Julio (PSB) reservou a manhã deste sábado (22) para visitar o Mercado de São José e depois caminhar pela Rua das Calçadas, tradicional centro de compras do centro do Recife. Muito bem recebido, o candidato explicou aos comerciantes e clientes o que pretende fazer para melhor organizar daquela área. O socialista tranquilizou alguns camelôs, garantindo que não fará nenhuma retirada abrupta dos mais de 28 mil de comerciantes informais que trabalham no centro da cidade. “Vou respeitar todos os ambulantes porque são pessoas trabalhadoras que lutam para ganhar o dia com trabalho”, assegurou o candidato do PSB.
Geraldo explicou ainda que a decisão de limpar e organizar as ruas não será tomada de cima para baixo. “O Recife tem que ser bem tratado e organizado, mas é com discussão, com conversa e, sobretudo, com consenso que vamos decidir, juntos, a melhor solução tanto para os ambulantes como para a cidade”, afirmou, citando o exemplo exitoso da organização do comércio informal que ficava na frente do Hospital da Restauração, onde “hoje os ambulantes trabalham em uma praça da alimentação com muito mais dignidade e segurança”.
Representante dos comerciantes informais do Recife e moradora de um prédio na Rua das Calçadas, Lourdes fez questão de descer cinco andares para falar pessoalmente com o prefeiturável. Queria ouvir as propostas de Geraldo. “Acredito que ele vai arrumar a casa, pois, como secretário de Estado, era responsável pelos principais projetos do governo, não tinha pessoa para saber mais das coisas do que ele. Por isso, ficou muito claro que é o melhor para cidade e para os camelôs também”, afirmou, convicta, a mulher.
Durante as três horas e meia que esteve no bairro de São José, Geraldo foi bastante assediado, tirando muitas fotos e recebendo sempre muitas declarações de apoio. Foi, inclusive, presenteado com o livro "Mercado de São José: história e cultura”, do escritor e seu eleitor, Sinesio Roberto, que lhe fez uma dedicatória referindo-se a ele como “o futuro prefeito do Recife”. Fez ainda uma breve visita à Basílica da Penha e, na Rua das Calçadas, entrou em várias lojas, conversando com os funcionários e clientes.
GERALDO E JARBAS – Antes de iniciar a caminhada, Geraldo tomou café da manhã com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), no Mercado de São José. Também estavam presentes, os candidatos a vereador Jarbas Filho (PMDB), Léo Damaceno (PSB), Eduardo Catão (PV) e os deputados Raul Henry (PMDB), Waldemar Borges (PSB) e Sílvio Costa Filho (PTB), além do seu companheiro de chapa, Luciano Siqueira (PCdoB) e o ex-deputado João Braga (PV).
Na reta final da campanha, Geraldo e seus convidados buscaram energia na cozinha regional. Tinha cuscuz, macaxeira, inhame e guisado de boi e de galinha e charque, além do queijo de coalho bem assadinho. “Esse café vai dar força para Geraldo ganhar esta eleição”, disse Ezequias de Souza, dono do box n° 438 e quem preparou os quitutes.