
Roosevelt Vilela: implementação do SamuVet levará benefícios sociais e ambientais ao DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou projeto de lei de autoria do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB) que cria o Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário, o SamuVet. A proposta prevê atendimento gratuito 24 horas para animais abandonados, atropelados em vias públicas, em situações de risco ou que tenham sofrido maus-tratos.
O atendimento deve ser feito em veículos específicos para o serviço e, caso necessário, os animais serão encaminhados ao Hospital Veterinário Público do DF. Aprovada em segundo turno, a proposta segue para a sanção do governador.
Na avaliação de Roosevelt Vilela, a implementação do SamuVet trará benefícios sociais e ambientais para o DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais.
O socialista se comprometeu a destinar emenda parlamentar para contribuir com a implantação da estrutura básica para o atendimento dos animais.
De acordo com o projeto, o atendimento do SamuVet será realizado por meio de veículo equipado para a prestação de primeiros socorros e poderá ser acionado por qualquer cidadão, mediante identificação, ou por órgão de segurança pública.
Ainda segundo a proposta, o Poder Executivo deverá criar um número de telefone específico para o recebimento das demandas.
Com informações da assessoria de imprensa