Diante da preocupação com crise energética e com o aumento da conta de luz, o Governo do Maranhão e a Equatorial Energia, concessionária que controla a distribuição de energia em todo o Estado, assinaram um termo de cooperação para buscar incluir novos maranhenses nas tarifas sociais que dão desconto na conta de luz.
Pelo termo de cooperação, a concessionária fará uma busca ativa de potenciais beneficiários dos programas Tarifa Rural e Tarifa Social em base de dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O Maranhão possui 958 mil famílias no Tarifa Social, alcançando cerca de 5 milhões de pessoas. Mas, 229 mil ainda podem receber o benefício, sendo que 92 mil residem na zona rural. O calculo é que, de modo geral, 240 famílias da zona rural podem receber algum tipo de desconto na conta de luz.
A Equatorial terá o trabalho de cruzar as informações com seus cadastros e encontrar novos consumidores que se enquadram no Tarifa Social. Os nomes dos potenciais beneficiários serão repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que fará o contato com as pessoas para orientar sobre o cadastro no programa.
Segundo Carlos Lula, secretário de Saúde, a cooperação é fundamental para permitir “um simples caminho inverso” no cadastro e o aumento do número de beneficiados. “Em vez da família procurar a Equatorial pra ter acesso a Tarifa Social, a Equatorial, com base nos dados que a gente já tem no Sistema Único de Saúde, vai conseguir encontrar essas famílias que às vezes nem sabem que têm direito a esse tipo de desconto”, esclarece.
Em outra frente de trabalho, a distribuidora de energia desempenhará esforço conjunto com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) para implementar medidas que visem cadastrar novos consumidores, tanto no Tarifa Social como no Tarifa Rural.
Com informações do Governo do Maranhão