
Presidente nacional, Carlos Siqueira, assina a ficha de filiação de Márlon Reis ao PSB. Foto: Humberto Pradera.
O PSB filiou, nesta quinta-feira (13), o advogado e jurista Márlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, durante a posse da nova direção municipal do partido em Palmas, capital do Tocantins.
Ao abonar a ficha de filiação de Márlon, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que o PSB atrai os melhores quadros de cada lugar do país, e que esse é um processo da autorreforma do partido, iniciado em novembro do ano passado, em um congresso nacional no Rio de Janeiro.
“Tenho a alegria de filiar esse grande jurista, que já conhecia há muito tempo. Ele tem um trabalho extraordinário. Criou a Lei da Ficha Limpa, mobilizando os setores mais conscientes da sociedade brasileira para a moralização da nossa política”, elogiou Siqueira.
Durante o evento, foi empossada a nova direção do partido em Palmas. Tiago Andrino é o novo presidente do PSB metropolitano e também pré-candidato a prefeito da capital.
“O PSB de Palmas e de Tocantins tem um quadro orgânico da melhor qualidade. Tiago Andrino tem experiência, é um vereador exemplar e será o próximo prefeito dessa linda cidade que está no coração do país”, afirmou o presidente nacional do PSB.
Siqueira elogiou a representatividade de diferentes segmentos da sociedade civil no ato, que reuniu lideranças sociais, religiosas, sindicais e partidárias, de diferentes partes do Estado.
“O nosso partido é o partido da diversidade. Todos respeitamos a fé do outro, a condição do outro, seja ela qual for, porque todos somos iguais, e todos somos diferentes ao mesmo tempo”, afirmou.
“E, portanto, esse respeito recíproco entre as diferentes pessoas e condições de cada ser humano é fundamental, porque significa o respeito à democracia, ao humanismo, e ao pluralismo político, que é característica principal do Partido Socialista Brasileiro em todo o país”, declarou Siqueira.

Tiago Andrino, pré-candidato a prefeito de Palmas: “Agenda 40 quebra cultura de pessoas que querem ser servidas”. Foto: Humberto Pradera
Para ele, Tiago Andrino tem talento político, administrativo e experiência para dar continuidade à bem-sucedida gestão do ex-prefeito Carlos Amastha em Palmas. “Com seu talento, juventude, experiência, e, sobretudo, com compromisso com a população desta cidade e deste Estado, Tiago Andrino vai retomar as políticas públicas interrompidas que foram executadas por Amastha e trazer novos horizontes para esta linda capital tocantinense que merece respeitar a sua população”, afirmou Siqueira.
Siqueira parabenizou ainda candidatos e candidatas à Câmara Legislativa Municipal, que decidiram formar chapa sem vereador com mandato. “Isso é muito importante para a renovação da Câmara”, defendeu.
Sobre o processo de autorrenovação do PSB, Siqueira disse que o partido contribui, dessa forma, com a moralização da política, por meio da união de homens e mulheres dispostos a fazer política com eficiência e inclusão, respeito aos direitos humanos e ao eleitor. “Esse é o nosso objetivo total”, afirmou.
“Neste momento reconhecemos que longe de nós está qualquer egoísmo, qualquer projeto individual. Estamos conectados. Esse movimento social da agenda 40 em Palmas e no Tocantins não é um movimento pelo poder, é um movimento pela sociedade, que quebra uma cultura de pessoas que querem ser servidas, que quebra uma lógica de famílias que se revezam no poder”, afirmou Tiago Andrino.

Carlos Amastha destacou a importância da filiação do ex-juiz Márlon Reis ao PSB e falou dos projetos futuros do partido em Palmas. Foto: Humberto Pradera
Em seu discurso, Carlos Amastha recordou o momento em que foi lançado o projeto vitorioso de sua candidatura à prefeitura de Palmas.
“Em 2012, neste palco, fizemos uma reunião linda como esta, cheia de sonhos, de esperança, de projetos, de paixões, de vontades de construir a quatro mãos um lugar melhor para se viver. E parecia um negócio tão distante, tão difícil de acontecer, mas os palmenses nos colocaram nos ombros a responsabilidade de fazer essa transformação”, lembrou.
Admitiu que naquele tempo ele e muitos companheiros não possuíam experiência política e administrativa em governos, mas que com trabalho e dedicação conseguiram fazer uma gestão exitosa na capital do Estado. “Demos conta do recado”, afirmou.
Amastha também falou dos projetos futuros do PSB em Palmas. “Imagina o que vai ser a partir de janeiro de 2021, com toda experiência adquirida, com esse grupo qualificado, com a convicção de que é possível sim através da política transformar a vida das pessoas. E vamos fazer juntos, vamos eleger a maior e mais qualificada bancada de vereadores da história desta cidade, e juntos, no executivo e no legislativo, vamos fazer de Palmas aquilo que está nos nossos sonhos.”
Por fim, Amastha destacou a importância da filiação do ex-juiz Márlon Reis ao PSB, e concluiu: “Hoje, neste ato, começamos a andar juntos, porque até que se faça todas as transformações que este Tocantis e este Brasil exigem não vamos descansar”.
Márlon Reis agradeceu a confiança dos socialistas e disse estar motivado a trabalhar por um projeto progressista no Estado. “A minha aproximação com o PSB foi um movimento natural, venho por entender que se trata de um projeto sólido, progressista. Sempre tive um respeito imenso pelo PSB desde os bancos escolares, da universidade, muito me honra ingressar neste partido”, afirmou.
Na sexta-feira (14), foi inaugurada a nova sede estadual do partido em Palmas.
Veja as imagens do evento:
Assessoria de Comunicação/PSB nacional