O Partido Socialista Brasileiro manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG).
Uma das principais lideranças do setor agropecuário brasileiro, Alysson Paolinelli foi ministro da Agricultura de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979, e deputado federal na Assembleia Nacional Constituinte.
Engenheiro agrônomo e professor, ele é reconhecido na agropecuária pela introdução de novas tecnologias no campo, que levaram ao aumento da produção agrícola no país. O ex-ministro foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Natural de Bambuí (MG), Paolinelli também foi ex-secretário da Agricultura de Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades (1971-1974 | 1991-1994 | 1995-1998). Ao alavancar o desenvolvimento de plantações no cerrado mineiro, transformou Minas Gerais no maior produtor de café do país.
Paolinelli foi indicado ao prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, em 2021 e 2022, pelo seu trabalho para “tropicalização da agricultura” e pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária no Cerrado. Em 2006, ganhou o prêmio World Food Prize, conhecido como o Nobel da alimentação, por ter liderado o processo de implantação da agricultura tropical sustentável no Brasil.
Paolinelli deixa um imenso legado para a agricultura do Brasil. O PSB presta solidariedade aos familiares, colegas e amigos.
CARLOS SIQUEIRA
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro