A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (2), homenagem póstuma a Eduardo Campos e Pedro Valadares Neto. Em clima de muita emoção, o presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves recebeu familiares e amigos e abriu a sessão solene com a exibição de vídeos que mostraram o quanto eram importantes, tanto para essa Casa como para o povo brasileiro, os dois políticos mortos em trágico acidente aéreo, no dia 13 de agosto. Eduardo Campos, que também ocupou o cargo de deputado federal, era presidente nacional do PSB e, por duas vezes, governou o Estado de Pernambuco. Pedro Valadares foi deputado federal durante três mandatos.
Estiveram presentes na cerimônia os filhos e a esposa de Eduardo Campos, Renata Campos, assim como sua mãe, ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes. O filho de deputado Pedro Valadares representou sua família. Ao falar dos homenageados do dia, o presidente da Casa lamentou a perda precoce de Campos e Valadares e os definiu como membros da mais nobre estirpe da política nacional. Em seguida, Dona Renata, como Eduardo tratava sua esposa, falou em nome dos filhos e da sogra.
"Queremos agradecer a todos que aqui estão para prestar essa homenagem. Aqui nesta Casa, onde Eduardo e Paulo fizeram amigos, puderam exercer a boa política defendendo seu povo em busca de justiça social. Agradecemos a cada brasileiro e brasileira ,em especial o povo pernambucano, pelo apoio e acarinho que tem nos dado. Sem isso seria insuportável superar essa fase. Um homem de ideais e sonhos nunca morre. Dudu, continuaremos firmes na sua luta, estaremos sempre juntos e não vamos desistir do Brasil", disse Renata em breves palavras.
Líderes dos partidos também puderam fazer suas homenagens no auditório Nereu Ramos, local escolhido pela Casa para receber os trabalhos legislativos, em decorrência de reformas físicas no Plenário Ulysses Guimarães. Para o líder do PSB na Câmara e candidato a vice-presidente da República, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), tanto Eduardo como Pedro foram líderes e deixaram lembranças importantes com a boa política e lealdade partidária.
"Estendemos esta homenagem justa e necessária a todos que naquele dia 13 de agosto morreram a serviço de uma campanha em prol do Brasil. Formamos uma liderança política, que se preparou no curso da vida, e perdemos um líder definitivo e forte do País. Em 24 anos de convivência podemos apresentar uma proposta digna de governo. É muito difícil entender essa tragédia, mas podemos superá-la com as palavras que deixou Eduardo. Também trago o abraço de Marina Silva, que cumpre agenda eleitoral. Nós do PSB haveremos de honrar a trajetória de vida deste companheiro e de Valadares com seus exemplos", discursou Beto.
Os outros cinco mortos que faleceram no acidente foram: o assessor de imprensa de Campos, Carlos Percol; o fotógrafo da campanha, Alexandre Severo; o cinegrafista da campanha, Marcelo Lyra; e os pilotos Marcos Martins e Geraldo Cunha.