O Governo da Paraíba, administrado pelo governador João Azevêdo (PSB), vai promover uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Uma série de ações que reforçam o compromisso com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo será realizada nesta terça-feira (19).
As atividades marcam a assinatura da cessão de uso do Casarão dos Azulejos, importante imóvel histórico da capital, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), que transformará o espaço no Museu da Diáspora Negra, das Etnias e das Comunidades Tradicionais da Paraíba. Esse novo museu será dedicado à valorização e preservação das culturas afro-brasileira e indígena, funcionando como um ponto de memória, educação e identidade para a comunidade.
Além disso, a Semdh e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) vão assinar um Protocolo de Intenção com o objetivo de aderir ao Plano Juventude Negra Viva. Essa iniciativa visa reduzir as vulnerabilidades enfrentadas pela juventude negra brasileira, combatendo a violência letal e o racismo estrutural. A adesão reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas voltadas para a inclusão e proteção dos jovens negros.
No mesmo dia, também vai ocorrer a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a Semdh e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a preservação da memória e direitos humanos da população negra e comunidades tradicionais. Esse protocolo, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), estimulará estudos nas áreas de História, Arquitetura, Museologia e outras disciplinas que promovam a valorização e visibilidade dessas comunidades.
Outro momento será a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Semdh com a Secretaria de Estado da Educação, buscando unir esforços para a implementação de políticas de igualdade racial no ambiente educacional. A parceria será fundamental para fortalecer a educação voltada para as relações étnico-raciais, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e consciente sobre a diversidade racial.
Para encerrar as comemorações, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em parceria com a Semdh, promove o Festival Pretitudes, evento que celebra o “Novembro Negro” com atividades artísticas gratuitas até o dia 27 de novembro.
O festival destaca a produção cultural de artistas negros paraibanos, buscando enfrentar as desigualdades raciais e fortalecer as redes de troca entre os artistas. Este ano, o investimento foi de R$ 150 mil e foram selecionadas 31 propostas artísticas, abrangendo áreas como Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, além de oficinas formativas em Escolas Cidadãs Integrais de João Pessoa.
Com informações do Governo da Paraíba