O deputado federal Pastor Eurico (PSB-PE) foi eleito, nesta quarta-feira (12), vice-presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 6667/13. O PL, de autoria do deputado Acelino Popó (PRB-BA), regulamenta o marketing multinível no Brasil e estabelece normas de proteção aos empreendedores do ramo, visando coibir abusos e fraudes.
Em reunião deliberativa da Comissão, foram aprovados requerimentos para definir a agenda de trabalhos. Os membros da comissão devem discutir o marketing multinível em seis estados brasileiros, ao longo do ano. Em março, o grupo vai participar da Convenção Internacional do Marketing Multinível, na cidade de Madrid, Espanha.
A definição de marketing multinível pode ser resumida como uma modalidade de comercialização de bens ou serviços por meio de vendas diretas ramificadas em vários níveis de remuneração. “O Marketing Multinível ou de Rede será a nova realidade do mundo corporativo do século XXI”, disse Pastor Eurico.
Dados – O Marketing Multinível representa 96,7% dos 32,18 bilhões de dólares no faturamento do setor de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling Association). No Brasil, porém, essa movimentação está só no começo. Segundo a última divulgação feita pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2009 o setor registrou um crescimento de 18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$ 21,858 bilhões.
O Brasil já é o quinto maior mercado mundial de vendas diretas, embora o Marketing Multinivel ainda represente menos de 10% desse faturamento. Parece pouco, mas vale lembrar que o Marketing Multinível dobrou sua participação nos últimos três anos e vem ganhando cada vez mais espaço na mídia. (fonte: ABEVD)