Acompanhado por representantes do movimento nacional que defendem a criação de novos municípios brasileiros, o socialista se reuniu nesta segunda-feira (16) com o governo federal. Na pauta, a discussão da necessidade de se estabelecer critérios especiais para emancipações de algumas cidades.
Durante o encontro, o governo apresentou proposta em que as reivindicações da Frente Parlamentar em Defesa da Criação de Novos Municípios no Brasil foram atendidas e fechou acordo com os parlamentares. Com as novas medidas, será necessário o estudo de viabilidade econômica e populacional, além de plebiscito do município gestor do distrito a ser emancipado.
De acordo com Pastor Eurico (PSB-PE), após diversos embates finalmente as cidades brasileiras poderão ser emancipados de maneira mais criteriosa. “Foi uma grande conquista. Não se poderia tratar de um assunto tão sério de maneira leviana e irresponsável. Na última criação de município, um distrito de apenas 800 habitantes foi emancipado, o que foi um péssimo exemplo”.
A prioridade agora é, segundo o deputado pernambucano, pensar a proposta do governo com todos os projetos de lei que tramitam na Câmara Federal.