Com o objetivo de reforçar o combate à violência e ao crime organizado, o governador de Pernambuco Paulo Câmara anunciou investimento de R$ 290,8 milhões para o plano de segurança pública do Estado.
A Polícia Militar recebeu 77 novos veículos para reformar o patrulhamento. Os carros vão renovar as frotas de batalhões e unidades especializadas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste pernambucano.
Segundo Câmara, serão criadas nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico, dois batalhões de polícia, sendo um militar e outro integrado, além de uma companhia independente da Polícia Militar.
Os recursos também serão aplicados na interiorização da Polícia Científica, com a criação de novas delegacias em diversas cidades, e no incremento nos efetivos da Política Militar.
“O intuito dos projetos é ir ao encontro das políticas que nós já tomamos, desde o início de 2015, em favor da segurança. Nós queremos proteger a população e fazer com que o cidadão tenha a certeza de que a polícia está trabalhando em seu favor, fazendo as prisões necessárias, as investigações e realizando as políticas de prevenção”, destaca Câmara.
O governador ressalta a importância de se combater o tráfico de drogas nas fronteiras como forma de diminuir a violência nas cidades. “Estamos muito focados e cientes de que o trabalho precisa ser diário e permanente, mas não vamos deixar que ocorrências aconteçam nas cidades pernambucanas e, em cidades turísticas, toda atenção precisa ser redobrada”, disse o governador.
O batalhão integrado será instalado em Petrolina e reunirá policiais do Batalhão de Choque, Radiopatrulha, Moto patrulhamento e Batalhão de Trânsito, o que proporcionará ao município a capacidade de fortalecer o combate a diversas modalidades de crimes na região.
Essas unidades atuarão de forma preventiva como reforço do patrulhamento rural e de trânsito nas diversas rodovias estaduais que cortam os municípios sertanejos.
Também terão papel importante nas ações de pronta resposta, contribuindo para desmobilizar quadrilhas de assaltos a carros-fortes e a instituições bancárias que atuam em cidades do Sertão do Estado.
No sertão, o efetivo da Polícia Militar ganha reforço com a contratação de mais policiais e mais 25 veículos auxiliarão no policiamento ostensivo. Também foi inaugurado o prédio da 1ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Está prevista ainda a instalação do Grupamento Tático Aéreo (GTA) com a utilização de um helicóptero.
O reforço na segurança de moradores e turistas no verão, nas praias do Litoral Sul do Estado, inclui 26 novos militares, quatro viaturas, 12 motos, seis bombeiros e apoio do Grupo Tático Aéreo. Serão pavimentadas e iluminadas estradas de acesso a cidades da região que recebem grande fluxo de carros, principalmente na alta temporada. Já o Litoral Norte será contemplado com a instalação de um novo batalhão Polícia Militar.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo do Estado de Pernambuco