A nova versão do Portal da Transparência de Pernambuco foi apresentada ao público pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta terça-feira (6), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Mais moderna e interativa, a plataforma de acesso à informação foi reformulada e ampliada, oferecendo linguagem e interface mais didáticas e de fácil compreensão. Além disso, a plataforma foi adaptada para o acesso via smartphones.
Criada em 2007, de forma pioneira no Brasil pelo então governador Eduardo Campos (PSB), a ferramenta permite à sociedade acompanhar em tempo real a aplicação dos recursos públicos e obter informações gerenciais sobre o funcionamento do Estado.
A ferramenta possui 16 novas funcionalidades, totalizando 35, distribuídas em painéis interativos no portal. Na interface, há uma melhor ordenação nas informações que estão distribuídas em cinco seções (Receita; Despesa; Planejamento e orçamento; Fiscalização e controle; e Acesso à informação). Também é possível registrar elogios ou reclamações, solicitar informações que não estão visíveis na plataforma e filtrar mais as pesquisas sobre convênios de receitas e despesas.
O governador Paulo Câmara ressaltou a importância de a população participar e exercer controle social da gestão estadual. “O Governo de Pernambuco quer, cada vez mais, a população participando, ajudando, fazendo o controle social, que é tão útil junto com o controle interno e externo. Nossa premissa é estar sempre colocando mais informações sobre a nossa administração, receitas, despesas, licitações, contratos. Ou seja, para que qualquer pessoa possa entrar no Portal da Transparência e acessar um conjunto de informações úteis, de maneira muito simples, sem precisar de nenhuma senha, e tendo a oportunidade de se conectar com a transparência e com a verdade”, defendeu.
O socialista também lembrou que a plataforma serve para ampliar sempre mais o relacionamento com a sociedade. “Há 11 anos, o Governo de Pernambuco colocou à disposição todas as suas contas na internet, e agora é estar sempre aprimorando, aperfeiçoando e buscando cada vez mais transparência. Então, a população pode ficar ciente de que está com um instrumento cada vez mais amigável e mais fácil de acessar. Será também um grande instrumento de pesquisa e acadêmico, auxiliando aquelas pessoas que estudam contas e gestão pública. Então, é um instrumento em favor da sociedade, da verdade, da transparência e das melhorias das práticas públicas”, frisou.
Com média de 34 mil acessos por mês, a expectativa do Governo de Pernambuco é de que, com a nova versão, esse número cresça acima de 20%. O desenvolvimento e gestão do portal são da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), órgão central do controle interno estadual. A ferramenta teve investimento de R$ 200 mil, possui software livre e não tem custos de manutenção.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco