O governador Paulo Câmara (PSB) lançou, nesta quarta-feira (16), o Plano de Descarbonização de Pernambuco. O anúncio foi feito durante a abertura da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), em Recife.
O plano apresenta providências que serão desenvolvidas pelo Estado com a intenção de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, além da meta de tornar Pernambuco um local carbono neutro até o ano de 2050. Para isso, Câmara assinou um decreto formalizando esse compromisso e criou o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro (Cepen) para apoiar e monitorar a implementação do plano.
Segundo Câmara, Pernambuco foi o primeiro Estado a fazer o inventário dos gases de efeito estufa. “Estamos com isso totalmente mapeado e agora temos a oportunidade de iniciar nosso Plano de Descarbonização, carbono neutro até 2050”, afirmou.
“Pernambuco é um estado que se dedica a promover o desenvolvimento sustentável, para que possamos aliar as atividades econômicas com o desenvolvimento social, sempre garantindo o meio ambiente protegido”, destacou.
Os quatro principais eixos do plano são o de energia e indústria, resíduos, transporte e agricultura, onde cada um possui desdobramentos em ações, projetos e regulações para acabar com a emissão de carbono. O plano vai atuar de forma intersetorial e foi elaborado com base na ciência para garantir resultados e conta com medidas de mitigação, soluções tecnológicas e metas a serem alcançadas.
A abertura da Cirsol reuniu estudantes, comunidades acadêmica e científica e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo. A conferência continua até a próxima sexta-feira, dia 18, promovendo debates de extrema importância para a agenda nacional e internacional do meio ambiente, e deixará um legado importante no enfrentamento às mudanças climáticas.
O evento também pretende estimular a discussão sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o intuito de gerar ações que resultem em impacto positivo para o cumprimento dos compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, visando promover uma vida digna para os seres humanos sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Diário de Pernambuco e Folha de Pernambuco