
Foto: Aluísio Moreira/SEI
O governador Paulo Câmara (PSB-PE) encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei solicitando o pagamento de pensão integral aos familiares de servidores da saúde e de outros serviços essenciais que venham a falecer em decorrência do novo corona vírus.
Além dessa medida, o governo anunciou o início da fabricação de álcool em gel pelo laboratório do estado, a prorrogação de proibição de circulação pelas praias, a testagem dos servidores da saúde e a continuidade da distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a rede pública de saúde.
Os servidores que atuam nas UTIs, emergências, enfermarias, Atenção Primária – que atendem pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19 –, e os técnicos que realizam a coleta de amostras biológicas, foram os primeiros a serem testados em larga escala pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
O governo de Paulo Câmara está enviando 1,2 milhão de unidades de EPIs para 52 unidades da rede estadual de saúde. Os lotes são compostos por água sanitária, álcool em gel, capotes, gorros, sapatilhas, luvas, óculos cirúrgicos e máscaras.
Estão sendo enviadas ao estado 144 mil máscaras do modelo cirúrgico e 50 mil do tipo N95 – utilizado por profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol. Ao todo a Secretaria Estadual de Saúde realizou a compra de um milhão de máscaras N95 (150 mil já foram entregues pelos fornecedores).
O governador informou também que o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) iniciou nessa semana a produção de álcool 70% em gel. A instituição, criada no primeiro governo de Miguel Arraes (1962-1964), adaptou uma linha de produção já existente adquirindo novos equipamentos necessários no período recorde de 15 dias, com um investimento de R$ 400 mil.
A expectativa do governo, ao longo deste mês de abril, é entregar 70 toneladas do produto aos hospitais da rede pública estadual. “O nosso laboratório adaptou uma fábrica já existente e adquiriu equipamentos para, ao longo deste mês de abril. Serão produzidas duas toneladas de álcool em gel por dia. E estamos criando as condições para, no mês de maio, entregar 110 toneladas. A ideia é aumentar a produção gradualmente”, explicou Câmara.
Isolamento social
O decreto que proíbe o acesso às praias e parques no estado, que ia até o dia 6 de abril, foi prorrogado para o dia 13. A proibição foi ampliada por Câmara e agora a circulação nos calçadões também foi vetada. “Incluímos os calçadões para garantir a segurança das pessoas e que elas permaneçam em casa. O momento é crítico e exige isso”, explicou o governador.
O Governo de Pernambuco confirmou 129 casos da Covid-19 na última terça-feira (7), maior número em um único dia – são 352 casos positivos até o momento. Dos 352 confirmados, 166 estão em isolamento domiciliar e 120 internados (26 em UTI/UCI). Outros 32 já estão recuperados. Os casos confirmados estão distribuídos por 25 municípios. Quatro novos óbitos também foram registrados. Com isso, sobe para 34 o número de mortes pelo novo coronavírus.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do portal Folha PE