
Foto: Heudes Regis
Em mais uma demonstração de compromisso com a educação de Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, em solenidade transmitida ao vivo pela internet, quatro novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs).
Com as novas unidades, Pernambuco atinge um marco importante na rede estadual de ensino, que passa a contar com 50 unidades espalhadas em todas as regiões. Agora, no total, mais de 8,4 mil vagas em cursos técnicos estarão com inscrições abertas para a população.
Em 2006, o Estado contava com apenas seis escolas técnicas em funcionamento. No final de 2014, esse número era de 27. “Agora, temos 50 unidades funcionando em todo o território pernambucano. Isso mostra claramente a priorização do ensino técnico, da mesma forma como já há uma priorização no ensino médio, justamente na busca de que nossos jovens tenham condições de se formar e alcançar seus sonhos”, afirmou Câmara, que esteve acompanhado do deputado federal Danilo Cabral.
Uma das novas unidades, a ETE Chico Science, será implantada no bairro de Rio Doce, no município de Olinda, tendo como foco principal a área de saúde. Além de nutrição e dietética, a escola vai ofertar, pela primeira vez na Rede Estadual, o curso técnico de farmácia. As obras do prédio estão sendo finalizadas para que a instituição possa receber os estudantes a partir do início do ano que vem. Já as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, e Professor Alfredo Freyre, ambas no Recife; e Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste Central, estão sendo transformadas em ETEs.
Localizada no bairro de Santo Amaro, próxima ao Porto Digital, no centro do Recife, a nova ETE Ginásio Pernambucano vai ofertar curso técnico em desenvolvimento de sistemas, na área de tecnologia da informação. O foco será formar profissionais para atender a demanda crescente desse importante polo tecnológico.
A nova ETE Professor Alfredo Freyre, em Água Fria, na Zona Norte do Recife, será a primeira Escola Técnica de Arte e Cultura da Rede Estadual, e oferecerá aos estudantes os cursos de teatro e de artes visuais. Na área da imagem e som, a ETE Nelson Barbalho, no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, vai ofertar também, pela primeira vez, cursos de produção de áudio e vídeo e rádio, TV e internet. Esses dois projetos buscam fortalecer a vocação para o segmento da economia criativa.
A criação de uma ETE com vocação para a área da cultura era um compromisso do Governo do Estado e permitirá uma importante parceria com a Secretaria de Cultura.
NOVOS CURSOS – Na perspectiva de ampliar as oportunidades de inserção produtiva no mundo do trabalho, outra novidade anunciada para 2021 foi a oferta do curso de eletrotécnica pela ETE Célia de Souza Leão Arraes, em Bonito, no Agreste Central, como forma de gerar mão de obra para atender a demanda da região, fortemente estimulada pela chegada da Yazaki, multinacional japonesa com fábrica em construção no município.
Por sua vez, a ETE Pedro Muniz Falcão, em Araripina, no Sertão do Araripe, passará a ofertar o curso de Sistemas de Energias Renováveis, em alta devido a grandes projetos já implantados ou em desenvolvimento na região. A implantação deste novo curso foi desenvolvido em parceria com a Votorantim Energia e com a Itaú – Educação e Trabalho.