Pela décima vez, o socialista Júlio Delgado foi eleito como o melhor deputado federal de Minas Gerais, na avaliação de jornalistas que integraram o júri da 13ª edição, do Prêmio Congresso em Foco 2020. O deputado também figura na lista dos 10 parlamentares mais bem avaliados do país na opinião dos profissionais que fazem cobertura jornalística do Congresso Nacional.
“Mais uma vez na premiação do Congresso em Foco. Fui eleito pelos jornalistas o 8º melhor deputado do país, sendo o 1º em Minas pela 10ª vez. Julgo esta categoria como a mais importante pela isenção do júri, formado pelos principais jornais do país que acompanham o nosso trabalho”, comemorou Delgado nas suas redes sociais.
Também estão na lista dos dez melhores deputados do país, o líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon (RJ), avaliado pelos jornalistas como o melhor deputado federal do país e o que mais defende a causa ambiental, e Felipe Rigone (PSB-RJ), que ficou entre os cinco melhores deputados na votação do júri técnico. O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) também foi um dos destaques na categoria Clima e Sustentabilidade, na avaliação do júri.
Nesta edição foram premiados os parlamentares que mais se destacaram na Câmara e no Senado e nas categorias especiais Defesa da Educação, e Clima e Sustentabilidade, na avaliação do público na internet, de jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado. Mais de dois milhões de votos foram validados, uma votação recorde. O processo foi auditado pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).
O prêmio busca reconhecer os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a cumprirem o seu papel e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que é possível melhorar a qualidade da representação política. A iniciativa também se propõe a incentivar a população a exercer sua cidadania, acompanhando mais de perto a atuação de seus representantes no Parlamento.