
Foto: Hélia Scheppa/Governo do Estado de Pernambuco
O governador Paulo Câmara lançou, nesta terça-feira (23), a plataforma digital do Programa Todos por Pernambuco, iniciativa que busca ampliar a participação dos cidadãos nas decisões do governo.
No Programa Todos por Pernambuco, o governador e sua equipe visitam as 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Agora, com a versão digital, a ideia é expandir os canais de comunicação dos cidadãos com o governo do Estado.
O site foi baseado na ferramenta Projeto Consul. O software, desenvolvido pelo Governo de Madrid, é semelhante a uma rede social e já ganhou diversos prêmios mundiais. O sistema operacional está atualmente em atividade em 30 países, sendo acessado por mais de 90 milhões de pessoas.
“O Todos por Pernambuco busca unidade, busca discutir as divergências e achar convergências em favor do nosso povo. Vamos aproveitar o programa, que vai acontecer a partir de 14 de agosto até 20 de setembro, para lançar essa plataforma digital que procura uma aproximação permanente com a população, além de ser um processo que não vai ficar restrito às doze regiões visitadas”, afirmou Paulo Câmara.
“Com uma plataforma digital, nós vamos estar sempre interagindo com a população, seja com as visitas presenciais, seja com as contribuições digitais”, explicou o governador.
Na nova plataforma, disponível em https://participa.pe.gov.br/, o cidadão terá a possibilidade de incluir propostas, apoiar sugestões de outras pessoas e acompanhar o calendário dos seminários, utilizando a aba Eventos.
As propostas que obtiverem maior destaque serão colocadas na página inicial do site. A inovação proporciona também facilidade no armazenamento de dados, que posteriormente serão utilizados para o direcionamento do planejamento governamental.
A ferramenta já está no ar, à disposição de quem quiser acessar. É uma plataforma colaborativa simples. O cadastro pede apenas o e-mail e algumas informações básicas. Depois desse passo, a pessoa pode escolher entre mais de vinte áreas de interesse, como educação, infraestrutura e saúde, e fazer a sua proposta.
Na hora de enviar a proposta, o cidadão também tem a opção de adicionar algum documento auxiliar, como foto e vídeo.
A edição de 2019 do Programa Todos por Pernambuco já contará com a integração do sistema digital ao presencial. Durante a realização dos eventos haverá uma “ilha de propostas”, local onde serão disponibilizados computadores para registro de sugestões presencialmente. Funcionários capacitados estarão presentes durante todo o processo para instruir os participantes sobre a forma de utilização, além de tirar possíveis dúvidas.
Com informações do Governo de Pernambuco