O governador de Pernambuco Paulo Câmara fez a entrega simbólica nesta quarta-feira (30) da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes, espaço para acolher mulheres com risco iminente de morte por violência doméstica. A Casa, que tem o endereço preservado por questões de segurança, é a quarta a ser inaugurada no Estado.
Com investimento de R$ 1,7 milhão, a Casa Abrigo conta com alojamentos, espaço de convivência, refeitório, auditório e brinquedoteca. As mulheres e seus filhos menores de idade serão atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem e advogados. A proposta é atender até 20 mulheres durante quatro meses, prazo médio previsto para que elas possam retomar suas rotinas com segurança.
Além da entrega da Casa Abrigo Modelo Jeruza Mendes, seis automóveis foram repassados aos Centros de Atendimento Especializado para a Mulher dos municípios de Igarassu, Camaragibe, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Vertente do Lério e Serra Talhada.
Durante a solenidade, Paulo Câmara firmou o compromisso de institucionalizar a Secretaria da Mulher, com a realização de um concurso público para o quadro efetivo. “Já autorizamos a abertura de uma comissão para que se estude uma estrutura mínima de funcionamento da secretaria que pense o futuro. Vai ser uma estrutura pequena, mas funcional, que dê as condições necessárias para que a secretaria possa ter vida própria a partir dos próximos anos”, declarou.
A solenidade também marcou o lançamento da 9ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, que teve como homenageada a pesquisadora Cristina Buarque, e o lançamento da 10ª Edição do Anuário 8 de Março – prestação de contas das ações de planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres desenvolvidas em 2015.
Com informações da assessoria de imprensa