Pesquisa divulgada ontem (22) à noite com exclusividade pela TV Paranaína/Record (Canal 13) e publicada hoje pelos jornais de Uberaba constata que o candidato do PSB à Prefeitura, Antonio Lerin, está na frente de seu oponente, com 44,1% das intenções de voto, contra 39,9% de Paulo Piau (PMDB)..
Contratada pela TV Paranaíba/Record, a pesquisa do Instituto Veritá foi registrada sob o nº MG 01235/2012, com margem de erro de 3,45 pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 802 pessoas no período de 19 a 21 de outubro.
Disseram que não sabem ou não quiseram responder 12,6%, enquanto 3,5% afirmaram que votariam branco ou nulo. Diante do resultado e da margem de erro, Lerin ficaria 4,2% acima das intenções de voto em Piau, e, portanto, fora da margem de erro de 3,45%.Ao analisar os votos válidos, o eleitor pode constatar que Lerin está com 52,5% e seu adversário tem 47,5%. Lerin cresceu 31 pontos em relação ao Primeiro Turno.
A Veritá está isenta no pleito, não tendo sido contratada por nenhum dos candidatos. Enquanto isso, algumas pesquisas contratadas por campanha eleitoral mostram resultados contrários ao divulgado pela Veritá. O eleitor tem que ficar atento à empresa contratante da pesquisa, pois a Veritá acertou o resultado do primeiro turno em cheio.
Anterior
Registrada no TRE/MG, sob o número MG-01224/2012, a primeira pesquisa divulgada sobre o 2º turno em Uberaba – também realizada pelo Veritá, entre os dias 11 e 14 de outubro – indicou que, naquele momento, os dois concorrentes estariam tecnicamente empatados.
Na ocasião, a Veritá entrevistou 803 eleitores. Paulo Piau – que saiu do 1º turno com 50.049 votos (31,71%), estava com 39,5% das intenções de votos, enquanto Lerin – que recebeu 32.961 votos (20,89%) no 1º turno, tinha 43,2% das intenções de voto. Levando em conta a margem de erro de 3,45 percentuais para mais ou para menos, os dois estavam tecnicamente empatados. Outros 6% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo e 11,3% não sabiam ou não quiseram responder.
O crescimento de Lerin é evidente e mostra que o apoio recebido por seu oponente nessa reta final, vindo de outros candidatos que não decolaram no primeiro turno, não mudou a opinião do eleitor, que quer uma Uberaba nova. "O eleitor tem demonstrado nas ruas que nossa candidatura é a do povo. O calor humano é visível quando passamos pelas ruas nas caminhadas e carreatas", afirma o candidato do PSB, referindo-se à quantidade de pessoas dançando seu jingle de campanha e tentando abraçá-lo, num carinho explícito com o candidato.