Pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira (24), aponta que os consumidores brasileiros melhoraram sua percepção sobre a situação da economia nacional. Segundo o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o nível de confiança do brasileiro cresceu 2,6 pontos em comparação com julho, indo para 79,3 pontos. Esse é o maior nível de confiança registrado desde janeiro de 2015.
Segundo a FGV, esta foi a quarta alta consecutiva do índice, a partir do mínimo histórico, de 64,4 pontos, registrado em abril passado. Segundo a coordenadora da pesquisa Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, 90% da alta da confiança é fruto de uma melhora nas expectativas em relação ao mercado de trabalho e situação financeira das famílias. “Em agosto, no entanto, a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias”, destacou Bittencourt.
Em relação às expectativas futuras do consumidor, o índice que mede o grau de otimismo aumentou 1,7 ponto e chegou a 111,6 pontos em agosto. Esse foi o maior patamar desde setembro de 2012, quando o indicador alcançou 111,9 pontos na ocasião.
Ainda segundo o estudo, a melhora mais expressiva do nível de confiança ocorreu entre aqueles consumidores com renda familiar entre R$ 2,1 mil e R$ 4,8 mil. O ICC dessa faixa de renda cresceu 5,2 pontos em agosto em comparação a julho. Já entre os consumidores com renda familiar inferior a R$ 2,1 mil, o índice de confiança teve elevação de 3 pontos em agosto. A edição de agosto do estudo coletou informações de 2.047 domicílios entre os dias 1 e 20 do mês.