A Agência de Fomento de Desenvolvimento do Estado (Piauí Fomento) financiou, em 2011, um total de R$ 538 mil para micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e profissionais liberais. O setor que mais recebeu aplicações foi o destinado ao comércio de produtos de confecção e outros acessórios do vestuário.
Criada com o objetivo de realizar a concessão de financiamentos, a Piauí Fomento iniciou suas atividades em julho de 2010 e, no ano passado, realizou 96 operações, com um volume aplicado de R$ 538 mil. "Do total aplicado, 60% foram financiamentos para empreendedores individuais. O restante foi concedido a microempresas, profissionais liberais e piscicultores", detalha o diretor de Operações da agência, Francisco Coqueiro.
Enquanto os empreendedores individuais respondem pela maior parte dos financiamentos concedidos pela Piauí Fomento, o comércio de produtos de confecção e outros acessórios do vestuário é o setor que mais requer crédito junto à agência.
Francisco Coqueiro esclarece que, para ter acesso aos financiamentos concedidos pela Piauí Fomento, é preciso atender a uma série de requisitos: "Basicamente, os requisitos são: a) O negócio tem que apresentar capacidade de pagamento do financiamento; b) O tomador do empréstimo, pessoa física ou jurídica, deve apresentar garantias; c) O tomador do crédito não pode possuir restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito", explica.
O prazo das operações para capital de giro pode ser de até 24 meses, com dois meses de carência. Para as operações de investimento, esse prazo pode ser de até 60 meses, com até cinco meses de carência. A taxa de juros para qualquer financiamento é de 1,99% ao mês.
A Piauí Fomento é uma sociedade de economia mista de capital fechado, com controle majoritário do Estado do Piauí. Sua missão é realizar ações de fomento econômico e social no território piauiense. A agência foi concebida com a intenção de contribuir para o desenvolvimento dos setores e das regiões do Estado, constituindo-se como um instrumento de desenvolvimento estadual, não apenas na concessão de financiamentos, mas também desempenhando ações em complementação e apoio à atuação governamental.
A atuação da Piauí Fomento se faz presente no estímulo à realização de investimentos para a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas produtivas, o aumento da competitividade, a redução das desigualdades sociais e regionais, o apoio ao desenvolvimento dos arranjos produtivos e a interiorização do desenvolvimento.