Para uma plateia formada por mais de 300 pessoas, representantes da Fundação, da legenda socialista e da Rede Sustentabilidade destacaram os pilares programáticos defendidos pelos dois partidos
Com a proposta de ouvir a população por meio de seis encontros itinerantes, a Fundação João Mangabeira (FJM), em parceria com o Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF), iniciou no sábado (19) o projeto “DF em Debate”. Para uma plateia de mais 300 moradores de nove regiões administrativas, representantes da Fundação, da legenda socialista e da Rede Sustentabilidade destacaram o jeito colaborativo de fazer política e os pilares programáticos destinados ao fortalecimento da democracia, defendido pelos dois partidos.
A mesa de abertura foi formada pelo presidente da FJM, Carlos Siqueira, pelo presidente regional do PSB, Marcos Dantas, pelo senador socialista Rodrigo Rollemberg, pelo membro da comissão nacional provisória da Rede Sustentabilidade João Araújo Maria, e pelo secretário de Planejamento e coordenador dos núcleos temáticos do PSB-DF, Paulo Salles.
Veja as fotos do "DF em Debate" no Flickr do PSB-DF. Clique aqui
De acordo com Carlos Siqueira, a Fundação e o PSB demonstram uma nova forma de pensar e realizar o debate político sobre coisas que afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos. “E isso, na nossa avaliação, deve ser feita de forma inovadora, a partir do momento que se coloca como pilar o planejamento, o principal responsável pela elaboração de políticas públicas duradouras que alcancem a população de forma positiva”, argumentou o socialista.
O aprofundamento do debate, de forma permanente e construído pelo coletivo, também foi destacado pelo presidente do PSB-DF. O diagnóstico das deficiências existentes na prestação dos serviços públicos oferecidos para a população, segundo Marcos Dantas, começou a ser traçado no início deste ano e será legitimado com os seis encontros itinerantes. “Hoje damos mais um passo no projeto de pensar de forma estruturada as cidades do DF”, afirmou o presidente. “Uma caminhada iniciada em abril, quando foram instalados 12 núcleos temáticos destinados a reunir especialistas e a sociedade civil para pensar políticas públicas e apresentar uma alternativa possível para um novo DF e um novo Brasil”, avaliou Dantas.
A construção participativa de um plano de governo, defendida nos ideários do PSB, foi ressaltada pelo senador Rodrigo Rollemberg como sendo o único instrumento capaz de solucionar as deficiências e de entender a realidade vivida pela população. “Se a melhor matéria prima para fazer política é a esperança, precisamos resgatar a força da esperança para seguir um projeto que tenha como principal pilar a democratização da democracia, a partir de um desenvolvimento que prime pelo sustentável”, explicou o parlamentar.
Política inovadora e colaborativa
Durante a cerimônia de abertura, Rodrigo Rollemberg destacou a aliança programática entre o PSB e a Rede Sustentabilidade como clara demonstração da forma inovadora e colaborativa de pensar e fazer política. “Temos como plano principal traçar uma agenda de governo estratégica para o País, e a aliança entre os dois partidos se consolida no debate programático, a partir da vontade de construir as bases para um ciclo duradouro de desenvolvimento”, disse o senador.
Segundo o membro da comissão nacional provisória João Araújo Maria, a Rede preza pela ideia de lógica colaborativa das políticas públicas. “Sendo essa uma das bases para se ter políticas públicas inovadoras, diferenciadas, inteligentes e criativas que consiga colocar o Brasil numa rota de desenvolvimento sustentável”, analisou o representante da Rede. “A história nos deu a oportunidade de trabalhar ao lado de um partido inovador com os mesmo ideais inovadores do PSB, que tem a trajetória histórica seguida sobre o signo do socialismo e da liberdade”, argumentou Rollemberg.
Dinâmica do debate
A primeira macrorregião escolhida para iniciar o projeto foi a do Plano Piloto. A região engloba também Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul e Norte, Vila Planalto, Jardim Botânico e São Sebastião. A proposta, explicada pelo secretário de Planejamento do PSB-DF, é reunir moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e especialistas para debater, por meio de painéis e salas temáticas, as dificuldades enfrentadas rotineiramente pela população. “E que se torne um momento em que as pessoas se reúnam para pensar juntos as questões das cidades. Pensarem nas propostas que queiram fazer, permitindo a elaboração de programas e a definição de metas”, esclareceu Paulo Salles.
Segundo encontro
A próxima edição do projeto "DF em Debate" será realizada em Sobradinho, dia 9 de novembro, com o intuito de ouvir moradores da macrorregião formada pelas regiões administrativas do Paranoá, Itapoã, Varjão, Planaltina, Sobradinho I e II, Fercal e Grande Colorado.
O encontro será realizado no Colégio La Salle (Quadra 14 S/N Área Especial 24/27) – Sobradinho I.
Confira a programação da segunda edição do “DF em Debate":
Manhã
8h – Acolhida dos participantes, credenciamento e café da manhã
9h – Abertura do evento pelos presidentes da Fundação João Mangabeira, Dr. Carlos
Siqueira, e pelo presidente do PSB-DF Marcos Dantas.
9h20 – Saudação do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e de representante da Rede
Sustentabilidade
10h – Plenária
12h – Apresentação da metodologia dos trabalhos em grupos temáticos
12h15 – Almoço
Tarde
13h30 – Debates temáticos em grupos
16h – Apresentação dos relatórios dos grupos temáticos
17h – Encerramento
SERVIÇO
Data: 9/11/2013
Horário: das 8h às 17h
Local: Colégio La Salle (Quadra 14 S/N Área Especial 24/27) – Sobradinho I.