Desde março deste ano, um portal criado pelos servidores da Secretaria Estadual de Educação (SEE) do Governo do Estado de Pernambuco vem facilitando a compreensão dos conteúdos pedagógicos dados em sala de aula e a gestão de escolas. O Avança Mais PE (www.avancamaispe.educacao.pe.gov.br) oferece a todos os alunos da Rede, professores e gestores um espaço fora da escola em que é possível ampliar os conhecimentos. Nele, os estudantes podem fazer diversos simulados de exames externos, como o Enem, e os professores e gestores podem compartilhar e acessar materiais pedagógicos produzidos pelos colegas, como artigos, vídeos e inspirações para criar novos métodos de ensino em aula.
Um dos grandes recursos do portal é que ele ajuda o professor a identificar, nas suas turmas, quais são as disciplinas em que os alunos enfrentam mais dificuldades. “Quando o estudante faz o login e o simulado, o docente tem acesso as suas notas e, dessa forma, ele pode reaplicar aquelas lições na aula de outro jeito”, explica George Bento, gestor de Educação a Distância da SEE.
Para fazer acessar o portal, basta os alunos, professores e gestores terem em mãos o número da matrícula. Após logar, cada um terá um painel de acordo com sua categoria. “Todos têm esse número em mãos, e o site já é bastante autoexplicativo, apesar de ainda estar em processo de aperfeiçoamento. Somos um dos poucos Estados no Brasil que contam com este recurso e já servimos de modelo para alguns”, detalha Bento.
Para Paulo Dutra, secretário executivo de Educação Profissional da Secretaria, o Avança Mais PE é um mapeamento estratégico de educação diferenciado. “Em cima dos indicadores dos alunos, nós estamos indo às escolas com formações para os professores a fim melhorar o desempenho deles. Estamos chegando mais rápido nas escolas e só temos recebidos bons retornos dele.”
Secretaria de Imprensa/Governo do Estado de Pernambuco