A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), recebeu o Troféu Rogério Sábio da Paciência, em reconhecimento ao trabalho de enfrentamento à LGBTfobia desenvolvido no Executivo municipal.
O prêmio foi entregue por ativistas e lideranças LGBTs, na cerimônia de abertura da 12ª Semana Acreana da Diversidade, que ocorreu na Biblioteca Pública, na capital do Acre, no fim de setembro.
Socorro Neri vetou, em abril, projeto de lei aprovado na Câmara municipal que instituía o Estatuto da Família. O texto aprovado pelos vereadores descreve que família deve ser reconhecida a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, excluindo, assim, os casais homoafetivos do conceito de família.
“Todas as formas de famílias devem ser respeitadas. Essa matéria trata da exclusão de famílias e destaco que todas as formas de família devem ser respeitadas em sua amplitude”, disse a prefeita, quando anunciou o veto.O veto atendeu a um entendimento da Procuradoria Jurídica de Rio Branco, do Ministério Público Estadual e da OAB-AC, além de manifestação da comunidade LGBT.
O prêmio homenageia aliados e defensores dos direitos da população LGBT acreana. O troféu leva o nome do ator Rogério Sábio da Paciência, um dos primeiros realizadores da I Semana Acreana da Diversidade, em 2005 e defensor da comunidade LGBT.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional