O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), anunciou a criação do auxílio emergencial de até R$ 3 mil para as famílias afetadas com as fortes chuvas que atingem a capital, causando inundações e ameaçando encostas. Além disso, haverá a criação de mais mil vagas do programa Aluguel Social.
“Vamos liberar um auxílio às vítimas dos alagamentos que estão impossibilitadas de retornar às suas casas. Já aumentamos o nosso aluguel social em quase 500% e vamos autorizar mais mil famílias para o mesmo benefício. Ninguém será deixado para trás”, disse.
Em Maceió, já são quatro abrigos oferecidos pela Prefeitura com refeições, colchões e segurança, comportando mais de mil pessoas.
Desde maio do ano passado, quando a cidade foi atingida com fortes chuvas e enchentes, a prefeitura vem realizando um trabalho preventivo. Na época, a União reconheceu o estado de emergência e liberou R$ 6,5 milhões, que já estão em execução e vão garantir a doação de cestas básicas, refeições prontas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal e colchões.
Os cidadãos podem acompanhar em tempo real a execução desses recursos por meio de um portal da transparência exclusivo para divulgar o uso desses recursos. Por determinação do prefeito JHC, o município disponibilizou esta ferramenta, contribuindo para que os órgãos de controle e a sociedade possam fiscalizar e acompanhar a execução desta verba pública com maior facilidade.