O município de Guarulhos (SP) irá receber o primeiro centro de triagem do Brasil para atendimento de pessoas com suspeita de ter contraído o novo coronavírus.
O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), anunciou no último sábado (21) a construção do espaço que faz parte do Comando de Defesa contra o Coronavírus. O centro ocupará uma área de 5 mil metros quadrados, onde está sendo levantado um complexo com 2 mil m² de área construída, que inclui tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias.
Antes dos casos de coronavírus chegarem ao Brasil, Guti já participava de reuniões com representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Aeroporto Nacional de Guarulhos, principal porta de entrada do vírus no município, para tratar de ações de combate à transmissão do Covid-19. No momento, Guarulhos registra oito casos confirmados.
O prefeito criou um Comitê Municipal de Gestão onde diariamente são discutidas as mudanças de cenário e a organização da assistência, bem como as orientações para a população. A prefeitura passou a emitir boletins atualizados a fim de tornar transparente a real situação no município.
O centro que funcionará sete dias por semana, das 7h às 19h, ajudará a diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A previsão é que o espaço esteja pronto para funcionamento já na próxima semana.
“Desta forma, conseguiremos isolar as unidades de saúde do município, impedindo que pacientes contaminados tenham contato com pessoas que buscam as unidades por outros motivos e acabam se expondo a riscos desnecessários”, explicou o prefeito.
O Drive Thru, espaço em que os atendimentos serão realizados por profissionais sem que as pessoas precisem sair do carro, terá o mesmo horário de funcionamento. Haverá ainda um apoio de urgência para pacientes em estado crítico, com leitos de emergência com suporte respiratório, tomógrafo e ultrassom que funcionarão 24 horas por dia. Toda a ação será realizada por uma equipe de médicos contratados emergencialmente apenas para esta finalidade.
Os moradores que tiverem diagnóstico de possível contaminação pelo coronavírus serão encaminhados diretamente do centro triagem para unidades especializadas no tratamento, a fim de realizar os procedimentos necessários e mais adequados. “Estamos buscando formas de evitar a proliferação do coronavírus em nosso município”, finalizou o prefeito.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura de Guarulhos