A prefeitura de Macapá passa a contar com a gestão compartilhada, que possibilitará ao cidadão acompanhar por aplicativos de internet a aplicação de recursos públicos e o andamento de obras. Proposta de autoria da vereadora Janete Capiberibe (PSB), a lei foi sancionada pelo prefeito Dr. Furlan na quarta-feira (28).
Com a ferramenta, será possível a qualquer cidadão acompanhar todos os gastos de órgãos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo município de Macapá.
Janete Capiberibe reafirmou a importância da nova lei. “Durante toda a minha trajetória política sempre estive comprometida com a transparência dos gastos públicos. Estar aqui junto ao prefeito, assinando essa lei, é a reafirmação do compromisso com a população”, disse.
O ex-senador João Capiberibe, também presente no evento, afirmou que implantou em seus governos e mandatos parlamentares mecanismos de transparência e acesso da população aos dados mais importantes da administração e pôde realizar testes com esse novo formato de acompanhamento dos gastos públicos.
“Tivemos essa experiência em nosso mandato de senador, onde fizemos o teste na execução das obras de pavimentação do conjunto da Embrapa. Na ocasião, nós criamos um grupo no WhatsApp e os moradores acompanharam e cobraram a execução dos serviços”.
Dr. Furlan explica que a nova lei é um importante avanço no sentido da transparência pública. “Nossa gestão esteve sempre focada em dar visibilidade a todos os gastos e obras públicas, porque cuidar de uma cidade é um enorme desafio. Com esse instrumento de gestão compartilhada, nós vamos dar mais ferramentas ao cidadão para nos fiscalizar, levando Macapá à vanguarda no quesito transparência”, pontuou.