A prefeitura do Recife, sob o comando do prefeito João Campos (PSB), inicia nesta terça-feira (18) a nova rodada do programa “Todos Pelo Recife”, um processo de consulta popular para coletar informações da população para construção colaborativa dos planos Plurianual e Estratégico da cidade. As consultas, feitas de forma física e também digital, serão realizadas até o dia 5 de abril. Podem participar qualquer pessoa residente dos municípios e das mais variadas idades.
Há diversas formas de participar, em oito pontos físicos da cidade, por meio de totens. Nos seis territórios da cidade, a consulta – feita através de formulário digital – será realizada de forma itinerante, com agentes municipais com tablets online disponíveis em locais de fluxo intenso como mercados e pátios de feiras livres, além de visitas porta a porta. No total, serão 70 pontos itinerantes por dia ao longo de dez dias.
Já no formato digital, qualquer cidadão pode acessar o formulário de participação através do QR Code, que estará afixado em banners, panfletos e totens espalhados pela cidade. O formulário também estará disponível no app ou site do Conecta Recife. Como grande novidade em 2025, também será disparado um aviso para a base de dados da população cadastrada no Conecta Zap, o whatsapp oficial da cidade.
O questionário é dividido em duas seções. A primeira é dedicada à oportunidade de gerar comentários gerais sobre a cidade, com sugestões sobre serviços e ações. Nas seções temáticas, o questionário possibilita escolher quais temas deseja abordar, sendo um total de dez eixos que englobam desde Cultura e Bem Estar a Ordem Pública, Educação, Infraestrutura e Urbanismo, Direito dos Animais e Resiliência Urbana, entre outros.
Na sua primeira edição, em 2021, mais de 22 mil colaborações foram respondidas por mais de 12 mil cidadãos. Isso foi determinante para definir as prioridades da população e da gestão, como a melhora da pavimentação das vias através do programa Rua Tinindo, o aumento nas vagas de creches, a requalificação de unidades de ensino, a contratação de mais médicos e a expansão da atenção básica de saúde, bem como a criação de novas unidades de saúde.
Por meio desse programa, a gestão da prefeitura reforça o compromisso de ter o cidadão como ponto focal de todas as suas ações e políticas públicas.