A Prefeitura do Recife promove, nesta semana, mais um mutirão de renegociação de dívidas pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor, do Procon-Recife. No total, 74,8 mil famílias (14,7%) recifenses com o nome negativado nos cadastros de consumidores terão a chance de ser reintegradas ao mercado.
A inadimplência no Recife vem caindo progressivamente. No ano passado, o número de famílias que não conseguiam sanar suas dívidas era de 90,9 mil (18%).
Os consumidores inadimplentes terão três dias para negociar descontos com juros e parcelamentos diferenciados em contas de água, energia, telefone, empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e cheque especial.
A ação atenderá 500 pessoas por dia no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. Na edição do ano passado, duas mil pessoas foram atendidas.
Segundo o Procon-Recife, o abatimento total de uma dívida já chegou a 80%. Quinze instituições financeiras participam do programa, além de empressas de telefonia móvel e fixa, da Compesa, da Celpe e a Prefeitura do Recife, para negociação de débitos com IPTU e ISS.
Com informações da Folha de Pernambuco