O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirmou na tarde desta quinta-feira (9) que os brasileiros precisam se unir “em torno de um outro rumo” para o país. A manifestação do socialista foi feita nas redes sociais dois dias após as ameaças feitas por Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal e à democracia em discursos realizados nos atos antidemocráticos de 7 de Setembro.
Participantes desses eventos de apoio a Bolsonaro pediram intervenção militar e criticaram a atuação do STF.
Para Siqueira, esse é o momento em que as instituições democráticas precisam agir:
“Mais do que nunca, as instituições precisam exercer seu papel para levar o Brasil de volta à normalidade contra uma espetacularização presidencial que quer desestabilizar o país e ilude parte dos brasileiros”, afirmou.
As manifestações de seguidores de Bolsonaro ocorreram em um momento de grande perda de capital político do presidente, e de agravamento da situação econômica do país, com alta da inflação, dos preços dos alimentos, dos combustíveis, gás de cozinha e a iminente crise energética.
“Os problemas estruturais se acumulam, como a alta da inflação, o desemprego e a fome. A cortina de fumaça criada pelo governo para esconder os problemas mais sérios da população nos mostra, definitivamente, que precisamos nos unir em torno de um outro rumo”, analisa o presidente do PSB.