Vilmar Kalunga (PSB), o primeiro prefeito quilombola do Brasil, foi reeleito em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (GO), com 53,79% dos votos válidos válidos.
Nascido no Vão do Moleque, no Quilombo Kalunga, Vilmar presidiu a associação que representa os moradores do território e se tornou conhecido após atuar pela demarcação de terras na região. Formado em educação no campo, ele também possui pós-graduação em ciências da natureza e matemática.
“Vilmar Kalunga, o primeiro prefeito quilombola do Brasil, foi reeleito no município de Cavalcante, em Goiás, demonstrando que a população está satisfeita com sua gestão inovadora e criativa. A cidade que fica no coração da Chapada dos Veadeiros tem se destacado ao priorizar o desenvolvimento por meio do turismo sustentável e da economia criativa”, destacou o PSB nacional em nota.
Vilmar foi o primeiro representante do maior quilombo do Brasil a conquistar um cargo eletivo. Em Cavalcante, onde a comunidade Kalunga representa cerca de 80% da população, a eleição de Kalunga em 2020 rompeu com a tradição histórica de exclusão dos quilombolas da política local. Sua vitória desafiou a elite que dominava o município até então e que perpetuava a ideia de que os quilombolas eram apenas “bons para votar, mas não para serem votados”.
Entre as propostas de Kalunga estão a de dar continuidade à expansão e melhoria das unidades de saúde, garantindo acesso igualitário para todas as comunidades, especialmente as mais isoladas; a ampliação dos programas de capacitação para professores; a modernização da infraestrutura escolar; acesso à educação de qualidade, melhorias na infraestrutura rodoviária e expansão do transporte público.