O PSB elegeu 312 prefeituras nas eleições municipais de 2024, um aumento de 23,32% em relação às 253 conquistadas em 2020. Com esse resultado, que supera os 3,5 milhões de votos, o partido se destaca no campo da esquerda com o maior número de prefeitos eleitos no país.
O partido também demonstrou força nas eleições para as câmaras municipais, elegendo 3.593 vereadores em 24 estados, um aumento de cerca de 20% em relação a 2020, quando conquistou 3.009 cadeiras nos legislativos.
O PSB confirmou o favoritismo do prefeito João Campos com a reeleição em primeiro turno – João alcançou 78,11% dos votos válidos, 725.721 mil votos (99,99% apurados), e venceu em cidades importantes de norte a sul do país.
Em Ananindeua, a segunda maior cidade do Pará, o atual prefeito Dr. Daniel Santos garantiu a reeleição com a maioria absoluta dos votos, registrando 83,48% (229.930 votos). O médico concorreu pela coligação “Ananindeua do povo, pra mudança continuar” e vai governar o município da Região Metropolitana de Belém por mais quatro anos. “Juntos, todos nós vamos continuar a transformar vidas”, foi o que afirmou Dr. Daniel em suas redes sociais.
A prefeita Eliene Liberato também teve seu nome vitorioso na reeleição para a prefeitura de Cáceres, no Mato Grosso. Ela recebeu 23.286 votos válidos (52,06%). “Nossa vitória não é apenas uma conquista eleitoral, mas a celebração do desejo de ver Cáceres crescer e prosperar ainda mais. Obrigada ao povo cacerense e a todos que acreditam no nosso projeto e no potencial de nossa terra. Com força, fé e muito trabalho, vamos seguir juntos, honrando cada um dos 246 anos de nossa história e lutando por um amanhã repleto de oportunidades para todos”, celebrou em suas redes sociais.
O único prefeito quilombola do país, Vilmar Kalunga, foi reeleito para comandar o município de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A vitória foi conquistada com 3.331 votos, que correspondem a 53,79% dos válidos.
Já em Maranguape, oitava maior cidade do Ceará, o prefeito Átila Câmara se tornou o primeiro a se reeleger na história do município. Ele conquistou mais um mandato com 46.254 votos, o que representa 73,99%. Em suas redes sociais, Câmara agradeceu os votos recebidos e comemorou a vitória. “Obrigado, Maranguape! Vamos festejar em paz pela escolha acertada do povo da cidade de continuar avançando. Essa foi a maior vitória do município de Maranguape! Todo voto foi importante e o meu agradecimento a cada um que fez essa campanha, e a resposta do povo foi clara e soberana para que nós sejamos mais trabalhadores e humildes para fazermos ainda mais”, afirmou.
Em Bayeux (PB), na região metropolitana de João Pessoa, Tacyana Leitão (PSB) foi eleita com 52,59% dos votos, derrotando Domiciano Cabral (MDB), que obteve 38,24%.
Em Garanhuns (PE), Silvado Albino saiu vitorioso com 71,73% dos votos válidos, superando o segundo colocado, Izaías Régis (PSDB), que obteve 22,83%.
Em Abreu e Lima (PE), Flávio Gadelha venceu com 68,81%, enquanto Dr. Marquinhos (PSDB) ficou com 29,43%.
Já em Paço do Lumiar (MA), Fred Campos também garantiu a vitória no primeiro turno, com 69,92%, superando Dr. Filipe Gonçalo, que conquistou 23,26%.
Com 56,40% dos votos, o Professor Jardel venceu em Canindé (CE), superando Kledeon Paulino (Republicanos), que alcançou 43,60%.
O deputado estadual Rafael Brito (PSB), candidato a prefeito de Timon, no Maranhão, recebeu 44,34% (44.307) dos votos válidos e saiu vencedor no primeiro turno das eleições municipais. “Timon, conseguimos! E juntos! Essa vitória é de um povo que sabe exatamente o que nossa cidade merece! Conseguimos colocar no coração de cada um de vocês nosso projeto guiado pelo desejo de mudar, timonenses! Agora, temos 4 anos para cuidar de vocês como merecem e como confiaram. Muito obrigado a cada timonense que caminhou conosco! E vamos em frente, juntos!”, disse em suas redes sociais.
Segundo turno
O PSB também irá disputar segundo turno as eleições em cidades como Campina Grande, onde o candidato a prefeito Jhony Bezerra enfrentará o candidato do União Brasil, Bruno Cunha.
Bezerra conquistou 34,58% dos votos. Ao votar em uma escola estadual na manhã deste domingo (6), enfatizou seu compromisso, caso seja eleito, em revitalizar a cidade.
“Estamos prontos para apresentar soluções para os problemas de saúde, educação, emprego e transporte público. A gente vai construir de forma conjunta a vitória no segundo turno. Estamos aqui para contribuir com uma política inovadora, que realmente atenda às necessidades da população”, concluiu.
O deputado estadual e ex-prefeito de Paulista (PE), Junior Matuto (PSB), alcançou 30,66% dos votos e garantiu sua participação no 2º turno na disputa pela prefeitura.
Matuto assumiu a vaga de deputado deixada pelo deputado José Patriota (PSB), que morreu no dia 17 de setembro deste ano. Se eleito, o deputado afirma que irá “transformar Paulista em uma cidade de oportunidades”, com a implantação de quatro escolas de tempo integral e com a ampliação do número de vagas nas creches.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional