O prefeito João Campos (PSB) foi reeleito em primeiro turno neste domingo (6) com uma esmagadora vantagem sobre o segundo colocado. João alcançou 78,11% dos votos válidos (725.721 mil), conquistando uma vitória histórica na capital pernambucana.
Em suas redes sociais, o prefeito agradeceu a confiança dos recifenses que o reelegeram e garantiu que seguirá trabalhando pela cidade. “Recife, conseguimos juntos! Colocamos novamente um projeto para os recifenses no coração de nossa cidade. Essa foi uma campanha bonita, cheia de sorrisos, alegria, energia e com muita gente ao nosso lado. Fizemos história juntos mais uma vez. Essa vitória não é só minha e de Victor Marques (vice-prefeito), é de todos que acreditam em um Recife que segue em frente, com mais trabalho e compromisso com todos, mas principalmente com quem mais precisa. Cada passo que demos, cada caminhada, cada carreata, cada abraço, cada palavra de apoio… Tudo isso construiu essa conquista. Foi de coração pra coração, com respeito e vontade de fazer a diferença. Agora, temos mais 4 anos para seguir realizando e cuidando da nossa cidade como ela merece. Muito obrigado a cada recifense que fez parte dessa caminhada! Vamos seguir fazendo mais e melhor por nosso Recife!”, destacou.
O mais jovem prefeito de capitais do Brasil é o grande destaque das eleições de 2024 e se consolida como uma nova força do campo progressista. Em comparação com outros prefeitos da capital pernambucana em período de tempo semelhante e no primeiro mandato, João Campos apresenta a taxa mais alta de aprovação e a mais baixa reprovação, segundo a pesquisa Datafolha: 76% do povo recifense avaliaram como ótima ou boa a gestão do socialista e apenas 3% como ruim ou péssima.
Filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do também ex-governador Miguel Arraes, dois grandes nomes do PSB, João Campos combina tradição com inovação política, legado com uma nova forma de governar, e assim ele constrói aos 30 anos uma identidade própria que o projeta de norte a sul do país.
O bom uso das redes sociais tem sido um recurso importante na comunicação com a população, uma ferramenta que João usa com inteligência e objetividade para dar conhecimento sobre suas realizações e futuros projetos. As redes sociais aproximam ainda mais o prefeito – carismático e presente nas ruas – das pessoas.
Chamado de “meu prefeito” nas redes sociais, João Campos conta com 2,5 milhões de seguidores no Instagram e 606,5 mil no TikTok. Os números e o perfil dele nas redes sociais mostram sua habilidade de comunicação com a população, com uma linguagem popular e descontração. A competência em administrar é revelada entre posts com ritmo brega funk, dança e contato direto com os moradores da cidade.
Mas não é apenas nas redes sociais que ele João Campos mostra dua desenvoltura. Campos também está nas ruas, caminhando lado a lado das pessoas, ouvindo seus anseios e discutindo sobre suas propostas.
Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a reeleição de João Campos sempre foi tratada como prioridade pelo partido que o considera um grande nome para o campo progressista, jovem e testado no legislativo e na gestão pública.
“João Campos é quem melhor representa uma nova geração de políticos do PSB, comprometido com as bandeiras históricas do partido, com uma forma diferente e atual de fazer política, preocupado com a efetividade da gestão, principalmente, para os que mais precisam”, afirmou.
Perfil
Nascido na cidade do Recife em 26 de novembro de 1993, João Henrique de Andrade Lima Campos é formado em engenharia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). É o filho primogênito do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e da economista Renata Campos.
Sua trajetória política começou nas eleições de 2014, quando foi eleito secretário de Organização do Partido. Já em 2016, assumiu como chefe de gabinete do Governo de Pernambuco (PSB). O cargo também havia sido ocupado pelo pai durante o segundo governo de Miguel Arraes (PSB), seu bisavô, de 1987 a 1990.
Em 2018, foi o deputado federal mais votado da história de Pernambuco, o mais votado do Nordeste e o quinto mais votado do Brasil, com 460 mil votos. Exerceu um mandato de destaque na Câmara dos Deputados, sendo o criador e relator da CPI do Óleo, coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica. Também foi vice-líder do PSB na Câmara e membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Esse sucesso eleitoral também foi repetido na campanha municipal de 2020, quando foi eleito prefeito do Recife com 447.913 votos, o que representa 56,27% dos válidos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional