Lançado em outubro de 2019, sob a gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), a nova etapa do Ilumina Recife, programa da Prefeitura que leva iluminação de LED para as comunidades mais vulneráveis da cidade, já chegou a 90 comunidades.
Até agora 16 mil pontos de iluminação foram instalados nas áreas mais críticas, mapeadas pelo Programa Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco. Os serviços têm como objetivo a prevenção à violência e a melhoria da qualidade de vida nos locais mais vulneráveis.
Foram investidos mais de R$ 4 milhões e 145 comunidades estão previstas para receberem a nova iluminação nesta etapa que vai até abril deste ano, finalizando 30 mil pontos de LED. Até o final do ano, a prefeitura pretende ter 90% da cidade iluminada com LED.
Geraldo Julio visitou uma das áreas beneficiadas pelo programa na última semana, na comunidade do Capilé em Campo Grande, Zona Norte da cidade. No local, foram implantadas 113 luminárias em LED, com um investimento de R$ 98 mil.
“Todo mundo com luz de LED, melhorando muito a iluminação na porta de casa, da calçada, levando muito mais segurança e conforto para a população. Continuamos avançando para mais áreas na cidade”, afirmou o socialista na ocasião.
A tecnologia LED representa inúmeras vantagens em relação a de vapor de sódio, tais como: a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maiores potências; maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos de tempestades; e maior índice de reprodução de cores, dando mais visibilidade aos objetos nas vias.
Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias de vapor de sódio existentes. Permite ainda que, ao final de 50 mil horas de utilização, seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso inicial projetado.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Prefeitura do Recife