
Foto: Kenneth Huari/ICLEI
Conhecido como “Fábrica de Cidadania”, o projeto socialista Centro Comunitário da Paz (Compaz), criado no Recife para combater a violência com atividades gratuitas de arte, educação e inclusão social, foi premiado pela Oxfam Brasil e pelo Programa Cidades Sustentáveis como melhor iniciativa de redução de desigualdade social do país.
O prefeito Geraldo Julio (PSB) recebeu o prêmio durante a conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, nesta quarta-feira (18), em São Paulo.
Como presidente da Iclei América do Sul, principal entidade mundial de governos dedicados ao desenvolvimento sustentável, Geraldo Julio também participou da Rodada de Prefeitos e representou, no evento, o presidente mundial da associação, o prefeito de Bonn (Alemanha), Ashok Sridhran.
“O recifense conhece o Compaz, sabe que ele atende a crianças, a idosos e gera oportunidade para quem dificilmente tem oportunidades. A gente fica muito feliz com o reconhecimento de uma entidade internacional, que luta pelo combate a desigualdade no mundo inteiro, e reconhece o nosso Compaz como o melhor projeto do Brasil”, comemorou Geraldo Julio.
Com sua primeira unidade inaugurada em 2016, o Compaz oferece, em único espaço, lazer, esporte, educação e atendimento de serviços públicos em áreas de vulnerabilidade social.
Há dois centros em funcionamento, o Compaz Eduardo Campos, no bairro Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste. Juntas, as unidades atendem mais de 33 mil pessoas. Mais duas unidades estão em construção, o Compaz Dom Hélder Câmara, no Coque, e Governador Miguel Arraes, na Caxangá.
O Compaz têm mudado a realidade da população que mora nas proximidades dos bairros onde as unidades estão instaladas. No entorno do bairro Cordeiro, onde está localizado o Compaz Ariano Suassuna, houve redução de 40% no número de homicídios. Já no Alto Santa Terezinha, a polícia local não registrou nenhum homicídio em 2018.
Os espaços reúnem biblioteca, atividades esportivas e culturais, cursos de idiomas, atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, mediação de conflitos, entre outros serviços.
O destaque do Compaz Eduardo Campos é o Dojô, espaço para prática de artes marciais, que já reúne mais de 800 praticantes. Já o Compaz Ariano Suassuna tem como um de seus principais atrativos um ateliê de capacitação para geração de renda.