Com intuito de chamar a atenção da população e debater de forma mais clara a depressão, o deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES) apresentou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei nº 1938/2015 que institui a Semana Nacional de Luta e Conscientização sobre a depressão que será marcada na semana que compreender o dia 10 de outubro, dia em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental.
O parlamentar destaca que dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cerca de 450 milhões de pessoas em todo mundo sofrem da doença e que a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. “Muitos profissionais da área psiquiátrica se referem à depressão como mal do século XXI”, ressalta o deputado.
Já no Brasil, o socialista salienta que de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano de 2013 a doença foi responsável por 61.044 pedidos de afastamento do trabalho. “O Brasil sofre com a falta de rede primária de prevenção e escassez de psiquiatras e psicólogos no sistema público de saúde”, completa Foletto.
“A depressão é uma doença que pode se manifestar de várias formas e não escolhe raça, classe social ou econômica, e muitas vezes têm seus sintomas confundidos com os de outras doenças de menor potencial, por isso é fundamental maior esclarecimento da população acerca dos males causados pela depressão”, conclui o parlamentar.